NOTÍCIAS

Prefeitura inaugura placa de Patrimônio Cultural do Galeto Sat´s, em Copacabana – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O Galeto Sat’s, de Copacabana, se torna o 31º botequim da cidade a ganhar a conhecida plaquinha azul – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta sexta-feira (29/7), a placa de Patrimônio Cultural do Galeto Sat’s, de Copacabana. O tradicional bar da Rua Barata Ribeiro havia sido declarado Patrimônio Cultural do Rio no dia 8 de julho, mesma semana do aniversário de 130 anos do bairro. Em decreto publicado na data, o poder público incluiu o Galeto Sat’s no Circuito dos Botequins, além de inscrever o estabelecimento no cadastro dos negócios tradicionais e notáveis da cidade.

Ao conceder a placa de Patrimônio Cultural ao Sat’s, o município leva em consideração que o bar é referência na boemia carioca há mais de 50 anos e é, notoriamente, um negócio tradicional. Com a medida, o Galeto Sat’s se torna o 31º botequim do Rio a ganhar as conhecidas plaquinhas azuis, indicando sua importância para o bairro e todo o Rio.

 

– É um honra estar aqui como prefeito e poder declarar este bar Patrimônio Cultural. O Galeto Sat’s é uma instituição na cidade e vamos fazer muito para melhorar o Rio de Janeiro – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

 

Ao entrar para o Circuito dos Botequins, o Galeto Sat’s passa a fazer parte de uma lista de bares tradicionais da cidade, que inclui o Café Lamas, o Nova Capela, o Bar Brasil, o Jobi, a Adega Pérola, o Adonis, o Pavão Azul, o bar da Portuguesa, entre outros.

 

– Vocês nos deram de presente, ao longo de todos esses anos, premiações que todos os bares querem. Agradeço a vocês, nossos clientes, um abraço ao prefeito e vida longa para todos – disse Sergio Rabello, um dos donos do Galeto Sat’s.

 

O trabalho de identificação dos patrimônios culturais da cidade é realizado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SMPU).

 

– Hoje homenageamos o Galeto Sat’s, que é um bar tradicional de Copacabana e também da boemia carioca. Este é o objetivo desse projeto, divulgar e fazer com que as pessoas conheçam os locais mais tradicionais da cidade – declarou a presidente do IRPH, Laura Di Blasi.

 

As placas de identificação de bens e locais começaram a ser instaladas em 1992, mas, desde 2010, os Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca começaram a ser feitos por temas que valorizem o patrimônio cultural. Os circuitos deixaram de ser focados em arquitetura e passaram a abranger temas livres, ligados à cultura e à identidade carioca. Por meio da fixação de uma placa informativa, a Prefeitura seleciona locais de destaque para cada tema. Em cada placa, os visitantes podem saber um pouco mais sobre o local e sua importância para a história da cidade e para o tema em questão.

Atualmente, são 22 os circuitos com bens culturais espalhados por toda a cidade. Entre eles estão Literatura, Liberdade, Art-Déco, Cinemas, Trem, Botequins, Águas, Samba, Bossa Nova, Praça Tiradentes, Herança Africana, Choro, Negócios Tradicionais e outros.

Compartilhe

  • 29 de julho de 2022
  • Notícias

    29 de julho de 2022

    29 de julho de 2022

    29 de julho de 2022

    29 de julho de 2022

    29 de julho de 2022

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *