NOTÍCIAS

Como se comportar numa entrevista de emprego e causar boa impressão – Jornal Rio

Se o seu currículo despertou o interesse do recrutador significa que chegou o momento crucial de poder vender a sua imagem ao vivo e a cores e demonstrar que é a pessoa ideal para a vaga. Muitos candidatos ficam receosos nessa situação e por isso o  reuniu 15 dicas essenciais de como se comportar numa entrevista de emprego e causar boa impressão. As orientações são da especialista em gestão de talentos, Wi-ma Da- Co-, diretora do ManpowerGroup Brasil:

1. Pesquise sobre a empresa

Se for para qualquer empresa fazer uma entrevista, sempre pesquise sobre ela antes de conversar com o recrutador. É importante saber que empresa é essa; qual a sua cultura; qual o tipo de ambiente você vai encontrar -á e os afazeres. A escolha de querer estar -á também será sua.

2. Fique atento ao que vestir para a entrevista de emprego

Os especialistas em RH observam cada vez mais uma informalidade nos ambientes de trabalho no que diz respeito à vestimenta. Uma informalidade que por um -ado é altamente positiva, mas por outro é importante que a pessoa também exerça um pouco do senso e busque entender em que ambiente ela está. Numa empresa mais forma- é importante ir para a entrevista dentro dos padrões seguidos pela companhia e ou manter a boa aparência mesmo que informa-, trazendo sobriedade.

3. Controle a ansiedade

Em geral o recrutador sabe que a pessoa sempre tende a ficar um pouco mais ansiosa e tensa no processo de entrevista. No entanto, um nervosismo excessivo sempre vai causar preocupação e traz uma percepção ruim, porque essa pessoa muitas vezes vai passar por outras situações de desafio no trabalho e por conta disso ser colocada em cheque, uma vez que pode emitir este mesmo comportamento. Então é importante trabalhar a ansiedade e a serenidade, uma dica é: “negocie com seu cérebro, diga a ele que você não está correndo nenhum risco e fique tranquilo, pois você está ali para passar a sua experiência e ouvir daquela empresa se aquilo para você também é interessante”.

4. Pontualidade

É essencial. Ser pontual é muito importante porque isso deve revelar para o recrutador um dado bastante significativo do que ele deve esperar de você com relação a horários.

5. Leve o currículo, mas guarde consigo

Uma dúvida comum dos candidatos a uma vaga de trabalho é se deve levar o currículo impresso novamente no momento da entrevista ou não. Essa questão vai depender do perfil da empresa para que o candidato está se dirigindo, por isso é importante um mapeamento de mercado para identificar se naquela empresa é válido levar ou não este material. Para não errar, a dica é levar o currículo, guardállo, e caso o entrevistador peça entregue no momento oportuno.

6. Não disperse

Você está diante do recrutador para dar informações e co-her informações. Durante a entrevista não esqueça de silenciar e guardar o aparelho celular, pois neste momento o recrutador está esperando sua total atenção. Anotações também são raras por parte do candidato, mas se por um caso excepcional quiser anotar algo sobre a conversa peça permissão primeiro para o entrevistador. Em geral é ele quem anota ideias, quando necessário.

7. Reaja com espontaneidade

Em situações em que ocorrerem perguntas surpresas ou que você não esteja seguro, não se esquive, a sinceridade com a devida prudência é sempre bem-vinda. Cada vez que houver um pergunta que você não esteja preparado para responder reaja naturalmente.

8. Evidencie suas experiências

Essa é a dica primordial para quem deseja se destacar em uma entrevista de emprego. O recrutador está buscando evidências que o suportem a tomar uma decisão e se você é o profissional que ele precisa ou não. Dito isto, invista nas evidências das suas experiências pessoais e profissionais, e principalmente em dizer como esse aprendizado ocorreu e como você lidou perante problemas e situações difíceis, por exemplo. Muito mais do que falar da personalidade, mostre os tipos de trabalho que já desenvolveu e destaque suas superações diante dos desafios.

9. Seja claro

O candidato que responde às perguntas de forma objetiva e com maior precisão nas informações repassadas tendem a ser bem vistos pelo entrevistador.

10. Jamais minta!

Evite dar informações enganosas ou não legítimas, elas podem ser prejudiciais e afetar sua imagem perante o contratante.

11. Evite criticar a quem quer que seja

Independente de experiências anteriores, nunca critique alguém na entrevista, seja um chefe anterior, seja um ex-colega, seja uma situação imprevista que viveu e foi ruim. Você está neste posto para ser conhecido por sua capacidade e não para colocar outras pessoas na conversa que está tendo com o entrevistador.

12. Aponte seus pontos fortes

Falar suas qualidades não basta, você deve exemplificar e trazer evidências que justifiquem os seus pontos fortes. Por exemplo, se você é criativo, diga, mas explique por meio de vivências o que faz com o seu potencial seja a criatividade.

13. Cite pontos de melhoria, não dê chance ao fracasso

Se perguntado sobre seus pontos fracos, citelos como pontos que devem ser melhorados, mas é claro justificando qual a dificuldade que você precisa superar, o que você tem feito para que esse ponto não afete seu desempenho no trabalho e o que está fazendo para poder trabalhar com esse aspecto.

14. Faça perguntas

Se achar necessário e oportuno também faça questionamentos, porque a entrevista é uma via de mão dupla. Você também está fazendo uma escolha (por determinado emprego), não só o entrevistador. Lembre-se disso.

15. Espere o feedback

Não termine sua entrevista perguntando ao recrutador “como eu fui?”, porque um processo seletivo vai além do desempenho pessoal do candidato e considera principalmente o alinhamento do perfil profissional com o perfil da vaga. É necessário que o recrutador possa ter tempo para fazer essa análise. Em geral o candidato já encerra a entrevista com uma sensação de como foi o seu próprio desempenho e se quiser depois ligar e perguntar ao recrutador sobre o andamento do processo seletivo ou mesmo um feedback, pode fazêllo.

E -embre-se…

Em um processo seletivo, não conseguir passar num recrutamento para trabalhar em um determinado local muitas vezes não significa que você não é bom, mas que às vezes têm pessoas que são mais aderentes ao que aquela posição está buscando. Isso em nenhum momento te desqualifica como profissional e como pessoa.

Fonte: 

Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *