NOTÍCIAS

Gerência de Relações Étnico-Raciais chega a sua II Jornada com oficinas e atividades para debater uma educação antirracista – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Na II Jornada da Gerer, os participantes vão ouvir figuras importantes para o tema – Ana Clara Schwartz/Prefeitura do Rio

Prestes a completar dois anos, a Gerência de Relações Étnico Raciais tem muito a celebrar. E, se o caminho do combate ao racismo é longo, grandes também são os passos que a Gerer vem dando para que uma educação antirracista seja uma realidade. Em seu primeiro ano, a gerência realizou 10 mil atendimentos. Já são mais de 3.600 professores capacitados com formações. Há a previsão de que, este ano, mais de dois mil estudantes da rede façam o circuito Herança africana no Cais do Valongo, que conta e valoriza a história e a cultura africana e afro-brasileira. O material didático, completamente pensado para valorizar a pluralidade dos alunos e as diferenças geográficas da cidade do Rio, é um dos maiores feitos da Gerer.

Além disso, foram produzidas seis agendas pedagógicas muito ricas, que orientam os profissionais da educação para trabalhar as relações étnico-raciais. E a Gerer não para na cidade do Rio, há uma aproximação e uma troca para entender o que municípios como Florianópolis, Maricá, Queimados, Paty de Alferes e Paraty vêm produzindo para acrescentar à luta contra o racismo na sala de aula.

Esse será o primeiro encontro presencial para discutir a educação antirracista de forma transversal em toda a rede da Secretaria Municipal de Educação. Após uma primeira edição em formato completamente remoto, agora a ideia é aproximar os profissionais da Rede Municipal de Ensino do debate.

Neste ano, as conversas começam nesta terça-feira (18/10), no Canal do Professor, no Youtube. Na quarta-feira (19/10), a Escola de Formação Paulo Freire recebe mesas de debate e oficinas, que serão realizadas até sexta-feira (21/10). Na II Jornada da Gerer, os participantes terão a  oportunidade de ouvir figuras importantes para o tema, como a professora Nilma Gomes, autora do livro “Movimento Negro Educador: políticas, currículos e práticas”, e ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil.

Mais de 300 profissionais da Secretaria Municipal de Educação são esperados para os quatro dias de atividades, que têm como tema “Educar com os Territórios: vozes coletivas e a cidade”. A intenção é discutir as possibilidades de contextualização da educação nos espaços físicos urbanos. Além de personalidades, o evento vai contar também com a parceria do Projeto SETA (Sistema Educacional Transformador e Antirracista), com oficinas sobre marcos legais e indicadores de qualidade para educação no combate ao racismo.

 

Confira a programação da II Jornada da Gerer:

18/10 (9h) – Canal do Professor (Youtube) – Mesa de abertura “Movimento Negro Educador: políticas, currículos e práticas” – Palestrantes: Professora Dra. Nilma Lino Gomes.

19/10 (9h) – Escola de Formação Paulo Freire – Mesa 2 – “Vozes dos povos: educação com os territórios” – Palestrantes: Rafael Lima Alves de Souza (CPII); Fabi Oliveira (Casa Fluminense); Flávio Braga Mota (E.M. Jornalista Escritor Daniel Piza / 6ª CRE – SME/RJ.

20/10 (9h) – Escola de Formação Paulo Freire – Mesa 3 – “Caminhos para um Projeto Pedagógico Antirracista” – Palestrantes: Marcos Paulo Régis Faria (C.M. Sobral Pinto/6ª CRE – SME-RJ); Mônica Barros (Escola Municipal Embaixador Barros Hurtado/4ª CRE – SME/RJ); Queiti Cristina da Silva (Gerência de Anos Iniciais – SME/RJ); Simone Vieira (E.M Professor Vieira Fazenda /10ª CRE – SME/RJ)

21/10 (15h) – Escola de Formação Paulo Freire – Mesa 4 – “Tempos de aprender e ensinar a ERER: subjetividades e equidade com jovens e adultos”. Palestrantes: Aline de Menezes Santos Coelho (Rioeduca – Gerência de Educação de Jovens e Adultos – SME/RJ); Luara Santos (CIEP Av. dos Desfiles 1/1ª CRE – SME/RJ); Thatiana Barbosa (Divisão de Educação de Jovens e Adultos – SEMED Belford Roxo)

 

Sobre a Gerer

A Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer) é um órgão de natureza consultiva, mediadora e de planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação, que atua de forma transversal e intersetorial, trabalhando currículo, formação e projetos intersetoriais. O objetivo da gerência é fomentar discussões e reflexões para inovação, implementação e avaliação da Educação das Relações Étnico-Raciais.

 

Serviço:

Local: Escola de Formação Paulo Freire – Av. Pres. Vargas, 1314 – Centro

 

Transmissão no Youtube: 

18/10

10h – 

18h – 

19/10

9h – 

20/10

9h – 

21/10

9h- 

Compartilhe

  • 18 de outubro de 2022
  • Notícias

    18 de outubro de 2022

    18 de outubro de 2022

    18 de outubro de 2022

    18 de outubro de 2022

    18 de outubro de 2022

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *