Fila de ônibus João Velozo/LeiaJá Imagens/Arquivo
Na manhã desta segunda-feira (27), rodoviários realizam um ato na Integração da Caxangá para cobrar melhores condições de trabalho. Apesar do protesto, não há paralisação do serviço de transporte público.
O Sindicato dos Rodoviários da Região Metropolitana do Recife denunciou a falta de condições adequadas aos profissionais que operam no terminal integrado. “Parar os ônibus nesse momento não, mas estamos dando o recado. Diversas integrações submetem o trabalhador a situações degradantes. Aqui não tem refeitório, os motoristas são obrigados a comer dentro dos ônibus, tem um esgoto a céu aberto. É um local altamente insalubre”, reclamou o presidente Aldo Lima.
O representante da categoria afirmou que a Nova Mobi Pernambuco – empresa responsável pela manutenção de 26 terminais integrantes da RMR – foi informada sobre as inconformidades, mas não deu indicativos sobre a requalificação. A administradora foi procurada pela reportagem, mas não se posicionou até a publicação.
Aldo apontou que a situação se repete em outros locais e que deve mobilizar o ato no mesmo formato para os terminais de Igarassu, Macaxeira e TIP, onde os profissionais teriam denunciado que a administração fecha os banheiros para eles não usarem. Ele explicou que os profissionais podem parar caso uma solução não seja proposta.