Peixe-boi DalvaGi/Flickr
Catadores de caranguejos e pescadores do Rio Tracunhaém encontraram dois peixes-bois fêmeas na divisa dos estados de Pernambuco e Paraíba. Os corpos que foram achados na altura do Porto Congaçari, região que faz parte da Reserva Extrativista Acaú-Goiana, não tinham ferimentos, o que dificulta a identificação das mortes.
Uma das espécies, já em estágio avançado de decomposição, estava encalhada em uma área de manguezal e foi encontrada no último sábado (17). Já o corpo do outro animal, foi localizado flutuando no Rio na quinta-feira (15).
Equipes do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, da Fundação Mamíferos Aquáticos, foram até os dois locais. Os funcionários fizeram exames de necropsia, recolheram amostras de tecidos para a investigação das mortes em laboratórios e retiraram os cadáveres dos ma8 aamíferos.
De acordo com informações do projeto, as mortes ocorreram, provavelmente, na última quarta-feira (14). Por essa razão, o animal encontrado no dia seguinte estava em melhores condições e possibilitou uma avaliação mais adequada.
Os resultados dos exames das amostras biológicas estão previstos para serem divulgados em quatro semanas. Os animais mortos não eram monitorados pelo Projeto.
m_inner”>