O primeiro dia da 14ª edição da Festa da Banana, em Jaceruba, em Nova Iguaçu, foi marcado por apresentações musicais e de dança, além da forte presença dos produtores locais e da população que reside na região. O evento, criado em 2005 pela Prefeitura em parceria com a sociedade civil, é relevante para a economia e para a cultura de Nova Iguaçu.
“A banana é um produto importante para a Jaceruba, pois muitas pessoas vivem do seu cultivo, e a festa divulga o bairro, gera emprego, turismo, cultura e lazer”, afirmou Miguel Ribeiro, presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG). “Por meio de cursos, a Prefeitura capacita 20 pessoas, permitindo melhoria no trabalho e na qualidade dos produtos”.
Para Jonas Coutinho, presidente da Associação de Pequenos Produtores (SOJAP), a festa é de suma importância para o escoamento da produção local.
“Nós somos os maiores produtores de banana em Nova Iguaçu. Essa festa fomenta a produção local e melhora o escoamento de nossos produtos, gerando movimentação para a produção local”, afirmou.
Para a doceira Thaís Rangel, a festa é uma oportunidade para o desenvolvimento de Jaceruba, para a valorização da agricultura e da região e divulgação dos pontos turísticos locais.
“A festa tem um forte impacto desse evento no meu empreendimento e de outros participantes. As pessoas que vêm para festa passam a conhecer o nosso trabalho, e com isso ganhamos visibilidade”, afirmou Thaís.
O evento, organizado pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) e pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR) e de Cultura (SEMCULT), contou ainda com a apresentação do Ministério de Dança Louvores ao Rei, com Thalia Ferreira, Cleison Oliveira, Guilherme Marques, Bruna Brum, Diego Linhares e Jairo Bonfim. A programação continua neste sábado (16) e no domingo (17). Para ter acesso ao cronograma completo é só clicar