NOTÍCIAS

Aluna do programa Academia Carioca vira Papai Noel para alegrar usuários de unidade de saúde – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Ritinha se veste de Papai Noel e leva alegria. amor e afeto por onde passa – Edu Kapps/SMS-Rio

Rita Araújo Cruz, ou Ritinha, como é conhecida no Centro Municipal de Saúde (CMS) Hélio Pellegrino, na Zona Norte do Rio, é aluna do programa Academia Carioca e exemplo de superação. Aos 79 anos e diagnosticada com um câncer de pele, ela não se deixa abater, realiza caminhadas ao ar livre e participa de corridas para manter a sua vitalidade e qualidade de vida. Mas o que preenche realmente a vida da Ritinha é estar perto das pessoas e ajudar ao próximo. Por isso, ela aproveita a época do ano para se caracterizar de Papai Noel e distribuir abraços, espalhando afeto e amor por onde passa. Nesta sexta-feira (15/12), Ritinha se vestiu como o Bom Velhinho para alegrar a festa de confraternização dos usuários da unidade.

– Natal para mim é uma época maravilhosa e esse lugar aqui, a Academia Carioca, representa saúde, paz, amor e calor humano. Somos muito bem acolhidos aqui pelos profissionais, os médicos e enfermeiros nos tratam muito bem. Eu adoro me vestir como Papai Noel e abraçar meus amigos da academia. Somos uma família.

Apesar de ter uma história de vida difícil, a solidariedade prevalece no coração da idosa. Durante as aulas no programa Academia Carioca, Ritinha se mantém disponível para receber doações de roupas, sapatos, objetos, móveis, eletrodomésticos e outros utensílios que possam ser doados para quem precisa. Natural do interior do Rio Grande do Norte, Ritinha chegou ao Rio ainda criança para trabalhar, não teve acesso à escola e não sabia ler e escrever. Na unidade, encontrou uma professora, Sandra do Patrocínio, que também é aluna do programa e tem ajudado no processo de alfabetização.

– Nossa amizade começou aqui na Academia Carioca mesmo e, hoje, ela é minha melhor amiga. A Dona Rita demonstrou interesse em aprender a ler e escrever, mas ninguém a tinha ensinado. Eu, como professora, me comprometi a ajudá-la duas vezes por semana, e ela ficou surpresa por eu não cobrar pelas aulas. Quando a educação parte do amor, você tem tudo. Não há dinheiro que pague esse ensinamento – disse a professora.

Rita frequenta as aulas há quase dois anos e também é voluntária no Hospital Municipal Souza Aguiar, onde leva doação de roupas para mães que estão com seus filhos internados na ala pediátrica do hospital. O professor do programa Academia Carioca do CMS Hélio Pellegrino, Marcus André Carneiro, diz que Ritinha já se tornou um símbolo do centro de saúde que frequenta.

– Ela é iluminada, cheia de vida e com amor imenso pelo próximo. Está constantemente disposta a ajudar os outros. Ritinha tem inúmeras iniciativas na academia, faz mutirão para doação de alimentos, para doação de roupas e coleta de garrafas plásticas. Os objetos doados são trocados por cadeiras de rodas e entregues aos moradores do território da Tijuca – afirmou o professor.

Compartilhe

  • 15 de dezembro de 2023
  • Notícias

    15 de dezembro de 2023

    15 de dezembro de 2023

    15 de dezembro de 2023

    15 de dezembro de 2023

    15 de dezembro de 2023