NOTÍCIAS

Nova Iguaçu realiza busca ativa por pensionistas que ainda não fizeram o recadastramento previdenciário | Prefeitura de Nova Iguaçu

Oito a cada dez pensionistas do governo municipal de Nova Iguaçu ainda não realizaram o recadastramento do Censo Previdenciário. É o que revela o relatório feito pelo Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu (PREVINI) após quase quatro meses do início do processo de atualização de cadastro. O órgão estima atender cerca de mil pensionistas até 31 de março, mas somente pouco mais de 200 compareceram ao instituto até o momento. Uma busca ativa está sendo realizada para que todos possam atualizar o cadastro dentro do prazo.

Previsto em lei, o Censo Previdenciário é um levantamento detalhado e abrangente de informações sobre os beneficiários de um sistema de previdência social, como aposentadorias e pensões, que precisam manter registros atualizados e precisos dos seus beneficiários para o Plano de Custeio do PREVINI. Para isso, são convocados servidores ativos estatutários da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) e do próprio PREVINI, além de aposentados e pensionistas. Mais de 5.700 pessoas já realizaram o processo, sendo apenas 200 pensionistas.

A presidente do PREVINI, Jailce Scofano, acredita que a baixa procura por parte deste grupo específico pode ser explicada pelo “menor vínculo” entre o pensionista e a municipalidade. “Os servidores ativos e até mesmo os aposentados têm muitos contatos dentro dos órgãos públicos e acabam divulgando o censo entre seus colegas de modo informal. Já os pensionistas não têm tanto vínculo com estas pessoas, uma vez que era o servidor falecido que tinha esta ligação mais direta, e muitos acabam não recebendo a informação”, alerta Jailce.

Por este motivo, o PREVINI vem realizando a chamada busca ativa pelos seus pensionistas. Ela é feita diariamente, seja por ligação ou mensagens via WhatsApp, de forma individual e por ordem alfabética. Para que a comunicação seja eficaz, é fundamental que todos tenham o número de telefone atualizado no cadastro do instituto. Para estreitar ainda mais o vínculo entre servidores, pensionistas e o governo, a Prefeitura de Nova Iguaçu conta com um grupo no aplicativo de mensagens Telegram, denominado Servidores de Nova Iguaçu. Nele, semanalmente é divulgado o calendário do Censo Previdenciário.

Para evitar filas e aglomerações no PREVINI, local onde é realizado o recadastramento, o instituto faz a convocação por grupos. Eles são separados por categoria (ativos, aposentados e pensionistas) e agendados de acordo com o mês de nascimento. Os chamados devem comparecer ao local dentro do prazo estipulado, sob pena de ter suspenso o pagamento de suas remunerações até que sejam cumpridas as exigências. Na próxima semana será a vez dos pensionistas e aposentados nascidos em setembro, outubro e novembro e também ativos dos meses de maio, junho, julho e agosto.

O processo, que é realizado a cada quatro anos, deve ser feito na Unidade de Cadastro e Protocolo da Diretoria de Benefícios do PREVINI, na Rua Antenor de Moura Raunheitti, nº 95, Bairro Luz. Mais detalhes sobre o censo previdenciário, tais como o calendário de convocação dos servidores e pensionistas e a relação de documentos necessários, estão em .