A equipe fiscalizou sete estabelecimentos e notificou seis por apresentarem irregularidades – Divulgação
Com a aproximação do Natal, o Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania da Prefeitura do Rio, realizou ação de fiscalização, na segunda-feira (18/12) e sexta-feira (22/12), em alguns supermercados da Zona Oeste. A equipe fiscalizou sete estabelecimentos e notificou seis por apresentarem irregularidades, como data de validade vencida, publicidade enganosa, ausência de preços, dupla precificação e ausência de documentação necessária para funcionamento. Foram notificados os estabelecimentos Carrefour, Prezunic (2 unidades), Guanabara, Atacadão e Zona Sul. As empresas têm um prazo de 20 dias para apresentar esclarecimentos ao Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
Já no Swift, no Recreio dos Bandeirantes, não foram encontradas irregularidades, então a equipe de fiscais realizou somente orientações sobre a norma consumerista.
Foram notificados:
– Carrefour, em Sulacap, por ausência e/ou dupla precificação em diversos produtos, além de produtos com prazo de validade expirada.
– Prezunic, em Magalhães Bastos, por ausência e/ou dupla precificação em diversos produtos, além de produtos expostos para comercialização com embalagens impróprias e/ou danificadas.
– Guanabara, em Realengo, por ausência de precificação em diversos produtos, além de produtos expostos para comercialização com embalagens impróprias e/ou danificadas.
– Atacadão, em Realengo, por ausência de precificação em diversos produtos, além de produtos expostos para comercialização com embalagens impróprias e/ou danificadas.
– Prezunic, no Recreio dos Bandeirantes, por exposição de produtos para comercialização com embalagens impróprias e/ou danificadas.
– Zona Sul, no Recreio dos Bandeirantes, por ausência e/ou dupla precificação em diversos produtos, além de ausência de documentos necessários para funcionamento, como licenciamento sanitário e o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.
Diretor-executivo do Procon Carioca, Igor Costa, ressalta a importância das ações acontecerem em todo o município e de o consumidor conferir as condições e a validade dos produtos antes de adquirir.
– A equipe está sempre atenta e percorre a cidade para garantir que o consumidor tenha seus direitos respeitados. Quaisquer dúvidas ou reclamações, basta acionar nossos canais de atendimento.
Canais de Atendimento do Procon Carioca:
Portal: Instagram @proconcariocaoficial Facebook /Twitter: @proconcarioca E-mail: [email protected] Agência 1746: Centro Administrativo São Sebastião – Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Compartilhe
Notícias
22 de dezembro de 2023
22 de dezembro de 2023
22 de dezembro de 2023
22 de dezembro de 2023
22 de dezembro de 2023