Moradores da 3ª, 6ª, 8ª e 11ª regiões priorizam infraestrutura, mobilidade urbana e saúde na última plenária do ‘Você Prefeito’

Infraestrutura, mobilidade urbana e saúde. Estes foram os setores mais demandados pelos moradores das 3ª, 6ª, 8ª e 11ª regiões, que participaram, na noite desta terça-feira (18), da última plenária de 2024 do programa ‘Você Prefeito’, da Prefeitura de João Pessoa. O evento, coordenado pela Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP), foi realizado no Centro Cultural Mangabeira e contou com a participação de mais de mil pessoas, entre presenciais e online.

Para o vice-prefeito Leo Bezerra, o programa encerra o ciclo de audiências públicas de 2024 com sucesso, na certeza de que houve democracia em todas as rodadas de conversa entre o poder público e a população. “Ouvir as pessoas, escutar as críticas, as sugestões e colocá-las em prática. Esse é o sentido de ser vice-prefeito, de ser prefeito dessa cidade. E é isso que nós estamos fazendo praticamente todos os dias do nosso mandato”, enfatizou.

O secretário executivo da Participação Popular, Thiago Diniz, fez um balanço positivo da edição de 2024 do programa ‘Você Prefeito’. Segundo ele, os ciclos de plenárias contaram com a participação de mais de quatro mil pessoas (presencial e online), sendo 60% delas mulheres.

“Este ano disponibilizamos o canal digital para que as pessoas participassem de forma online das plenárias. Uma ferramenta fantástica, que aumentou significativamente a participação popular. O programa ‘Você Prefeito’ abre as portas da Prefeitura de João Pessoa para uma escuta ativa, com cada região da cidade. Queremos, enquanto gestão, acertar mais nas tomadas de deciões”, destacou Thiago Diniz.

Para a secretária de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), América Castro, o programa ‘Você Prefeito’ é o momento mais democrático da gestão, onde é possível ouvir a população de perto.

“Foi uma experiência muito boa participar desta edição, de registrar não só as reivindicações das comunidades, mas, também, ouvir dos moradores os agradecimentos pelas transformações que nossa gestão realizou até aqui. Estamos no esforço contínuo em acertar, em melhorar a vida dos cidadãos. E o ‘Você Prefeito’ é uma oportunidade de anotar os pedidos da população e avançar cada vez mais”, comentou. 

Para o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, as plenárias públicas são uma ferramenta de planejamento, com uma escuta ativa das necessidades da população. “É muito importante ir até as microrregiões, ouvir as comunidades, para que, a partir daí, possamos elaborar relatórios e planejar o futuro da nossa cidade com base na realidade de cada região”, enfatizou.

A conselheira municipal Lourdes Silva foi a representante da 6ª região na plenária do ‘Você Prefeito’ desta terça-feira (18). “Hoje vamos pedir por zeladoria. Precisamos de uma limpeza mais ativa na feira livre e nas ruas da nossa comunidade”, destacou.

Já o conselheiro municipal Radamés Otávio da Silva, representante da 11ª região, levou para a audiência pública pedido de melhorias na área da saúde. “Lá tem uma unidade de saúde que já foi licitada e esperamos que a gestão do prefeito Cícero resolva essa questão para a gente”, comentou.

A conselheira municipal Eliana Silva representou a 3ª região. “Nós trouxemos a questão da linha de ônibus para Jacarapé, para que a população possa ter acesso ao transporte também nos finais de semana”, compartilhou.

Por fim, a conselheira municipal Carmoniza de Lima, representante da 8ª região, comentou que um dos pedidos da noite foi para cobrar celeridade na execução da segunda etapa da drenagem das águas da comunidade do Baleado. “O prefeito já executou a primeira parte, ficou show. Agora falta a segunda, para quando chover não alagar em uma parte da comunidade”, explicou.

Todas as reivindicações apresentadas foram ouvidas pelos secretários e representantes das secretarias municipais, para que as demandas sejam avaliadas e possam entrar nas programações de execução de cada setor.

Plataforma digital – É importante ressaltar que a plataforma digital que permite a toda a população votar e eleger as três políticas públicas prioritárias da sua região ficará disponível até o dia 30 de junho. Para acessar o site e votar na demanda prioritária, a população só precisa clicar no link: https://intranet.joaopessoa.pb.gov.br/voceprefeito/#/ .

Confira as comunidades que integram as 3ª, 6ª, 8ª e 11ª regiões:

3ª região

Bairros: Mangabeira I, II, III, IV, V, VI e VII, Cidade Verde I e II.

Comunidades: Aratu, Girassol I e II, Feirinha, Jardim Mangueira, Nova Esperança, IPEP, Projeto Mariz I, II e III, Patrícia Tomaz, Conjunto dos Militares, Balcão.

6ª região

Bairros: Bairro das Indústrias, Distrito Industrial, Jardim Veneza, Mumbaba, Mussuré.

Comunidades: Nova Trindade, Distrito Sítio Mumbaba, Três Lagoas, Jardim Veneza.

Residenciais/Conjuntos Habitacionais: Anayde Beiriz, Vieira Diniz I, II, III E IV, Jardim Veneza (Dilmão), São Rafael, Conjunto Nossa Senhora das Graças, Conjunto das Indústrias, Conjunto Padre Ibiapina, da Paz.

Loteamentos: Clovis Gondim, Jardim Verona, Cajueiro, Verde Vale, Cidade Jardim, Estrela de Prata, Jardim Paraíso, Barro de Ouro, João Magliano, Cidade Verde I, II, III (Mumbaba), Nova Veneza.

8ª região

Bairros: Cruz das Armas, Funcionários I, Jardim Planalto, Oitizeiro.

Comunidades: Jardim Guaíba, Baleado, Lagoa Antônio Lins, Alvorada I e II, Novo Horizonte II, Ribeirinhas, Travessa São Luiz, Buraco da Gia, Bom Jesus, Bethania (4 de Outubro), São João Batista, Emaus, São Sebastião, Nova Jerusalém, Santo Agostinho, São Pedro e São Paulo.

11ª região

Bairros: Mandacaru, Pedro Gondim, Ipês I e II, Estados, Padre Zé.

Comunidades: Boa Esperança, Jardim Ester, Jardim Mangueira, Beira da Linha, São Pedro, Porto de João Tota, Beira Molhada, Rua do Cano.