Serviços

Zona do rebaixamento tem 4 ex-campeões brasileiros pela 1ª vez em 15 anos

Zona do rebaixamento tem 4 ex-campeões brasileiros pela 1ª vez em 15 anos Sábado, 22/06/2024 – 03:33 Após o fim da 10ª rodada, o Brasileirão teve Vasco na 17ª colocação, Corinthians na 18ª, Grêmio na 19ª e Fluminense na 20ª. Quatro gigantes do futebol nacional, que seriam rebaixados se o campeonato terminasse agora.

Um Z-4 tão pesado assim não se via desde a quarta rodada de 2009, a última vez em que quatro campeões nacionais estavam entre os últimos colocados. Naquele caso, os times eram: Botafogo (17°), Sport (18°), Athletico-PR (19°) e Coritiba (20°).

Antes disso, naquele mesmo ano, a primeira rodada terminou com Corinthians, São Paulo, Flamengo e Athletico-PR; a segunda com Corinthians, Athletico-PR, Flamengo e Coritiba; e a terceira com Botafogo, Sport, Coritiba e Athletico-PR.

E estas foram as únicas vezes em que o Brasileirão teve 4 campeões nacionais no Z-4 desde 2006, quando o campeonato passou a ter 20 clubes.

O levantamento do DataESPN leva em consideração as posições registradas rodada a rodada nos momentos em que elas foram disputadas. Ou seja, é levado em consideração o que aconteceu na realidade e não atribuindo pontos de jogos atrasados, de forma retroativa.

Neste momento, o Grêmio tem dois jogos a menos do que os outros times. Mas isso, infelizmente, faz parte do calendário do futebol brasileiro. É quase inexistente uma temporada sem jogos adiados. E por isso este critério foi utilizado, para ser o mais justo possível e colocar todos os anos em pé de igualdade e também não gerando resultados que nunca existiram de fato na realidade

Fonte: ESPN