Fotos: Cíntia Avanzi (Secom/Sorocaba)
O Hospital do Câncer Divina Misericórdia (HCM), anunciou, na manhã desta sexta-feira (5), a ampliação do espaço com presença de diversas autoridades municipais e estaduais do Executivo e Legislativo, além de representantes da iniciativa privada.
Foram inaugurados novos consultórios médicos, além de sala de atendimento multidisciplinar, sala de voluntariado e o Centro de Infusão (local onde medicamentos endovenosos e subcutâneos são administrados em pacientes com doenças autoimunes). A Unidade está dentro do estacionamento da Irmandade Santa Casa de Misericórdia.
O Centro Oncológico da Irmandade Santa Casa de Misericórdia, foi habilitado em março de 2008 e foi ampliado em junho de 2022, garantindo mais oferta de serviços, recebendo o nome de HCM.
A unidade atende toda a população sorocabana e a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), totalizando 48 municípios, e também oferece vagas reguladas para outros municípios do estado paulista.
De acordo com a Santa Casa, o HCM atende, em média, mais 4,5 mil pacientes na oncologia e radioterapia, sendo cerca de 230 por dia. São 500 pacientes que fazem tratamento de próstata por mês.
Após o diagnóstico confirmado de câncer, o paciente é inserido ao Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp) pelo local que realizou o diagnóstico. O Siresp faz a regulação para a unidade que tenha a vaga mais próxima para o início do tratamento oncológico.
Ainda conforme a instituição, este ano será inaugurado o novo prédio de interligação da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, com 16 leitos cirúrgicos na Oncologia, 15 para cuidados paliativos e 18 para atendimento de intercorrência clínica.