O governador Jorginho Mello e a comitiva catarinense que está em Portugal, visitaram nesta terça-feira, 9, o Centro Operacional 112 Sul, em Oeiras, cidade próxima a Lisboa.
No local está instalada uma central de atendimento telefônico que abrange em um único canal o atendimento de todas as forças de segurança.
A intenção da visita é espelhar o modelo para Santa Catarina, trazendo mais agilidade e eficácia para quem buscar auxílio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu.
“Essa convergência evita erros. Eles recebem, filtram e o próprio sistema já direciona para quem tem que tomar providências. Os nossos técnicos vão discutir com eles para que a gente possa aprender a captar essa experiência deles e essa forma que eles atuam, para que a gente consiga em Santa Catarina atender ainda melhor as pessoas que precisam de socorro. A grande diferença deles é que eles têm um único número, o 112”, disse o governador Jorginho Mello.
O secretário-adjunto que responde pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Flávio Graff, comentou sobre a estrutura, a inteligência artificial e os outros sistemas utilizados no atendimento aos cidadãos:
SONORA
A comitiva foi recebida pelas autoridades portuguesas do Ministério da Administração Interna.
O secretário-geral adjunto do Ministério, Antônio Pombeiro, falou da recepção ao governador no centro da tecnologia do MAI (Ministério da Administração Interna):
“Temos aqui o Centro de Operações do 112, a sala do centro de operações Sul que faz parte de um conjunto de quatro centros que estão distribuídos pelo país. Nós aqui também temos tecnologia da Rede Nacional de Segurança Interna que faz toda infraestrutura de comunicações com as forças de segurança em todas as entidades do Ministério da Administração Interna”, finalizou.