Queiroga quer facilitar abertura de empresas para diminuir população de rua e ambulante

Marcelo Queiroga é entrevistado na Sabatina Jornal da Paraíba CBN. Katharina Moura

Durante a Sabatina Jornal da Paraíba CBN com pré-candidato a prefeitos de João Pessoa, nesta quinta-feira (11), o ex-ministro Marcelo Queiroga sugeriu resolver o problema das pessoas em situação com a replicação da agenda liberal do governo Bolsonaro na administração pública.

Uma da sugestão apresentadas por Queiroga é a implementação de uma legislação que dê mais liberdade econômica para abertura de pequenas empresas. Segundo ele, não tem como resolver o problema apenas com problemas de suplementação de renda.

Outra ideia apresentada pelo pré-candidato seria a realização de uma reforma administrativa, com a realização de concurso público. “Os empregos não podem ser gerados somente pela prefeitura, que tem 8 mil servidores e 14 mil comissionados. Temos que facilitar a abertura de empresas”, disse, sem detalhar como isso poderia solucionar o problema das pessoas em situação de rua.

Saúde

Na área da Saúde, Queiroga prometeu que, se eleito prefeito, vai criar o conceito de Unidade de Saúde Inteligente, incorporando a tecnologia para um atendimento mais resolutivo. Em paralelo a isso, pretende melhorar o atendimento da atenção primária para que as Unidades de Pronto Atendimento cumpram seu papel

“A saúde é um dos principais problemas da cidade de João Pessoa e nós vamos investir forte na saúde. Eu quero assumir o compromisso. Temos cerca de 90 Unidades de Saúde da Família e vamos criar o conceito da Unidade de Saúde Inteligente, que incorpora tecnologia. Não é só construir prédio, precisamos valorizar o servidor público, as equipes de saúde da família, o médico, o enfermeiro, o odontólogo, os agentes comunitários de saúde, de tal sorte que o atendimento seja resolutivo Quem busca a Unidade de Saúde da Família tem que sair com o seu problema resolvido. Em minha gestão, o Ministério da Saúde regulamentou a chamada saúde digital, sancionada no governo do presidente Bolsonaro, inclusive por mim. Vamos colocar a saúde digital como uma das prioridades na nossa gestão”, destaca.

Educação

Além de propostas na área da Saúde, Queiroga também prometeu avaliar a criar escolas especiais para alunos com alguma deficiência ou diagnosticado com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

O pré-candidato disse que defenda a mesma política pública que foi adotada para o segmento, de criação de escolas especiais para casos mais complexos. A medida, implementada no governo Bolsonaro, foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).

A entrevista começou às 10h, teve 45 minutos de duração e foi transmitida ao vivo no YouTube do Jornal da Paraíba e na CBN João Pessoa.

Sabatina Jornal da Paraíba CBN

As entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de João Pessoa acontecem de 8 a 12 de julho, com ordem definida por sorteio, e serão conduzidas pelos jornalistas Laerte Cerqueira, Angélica Nunes, João Paulo Medeiros e Felipe Nunes. Confira a sequência das entrevistas:

Dia 8 de julho: Luciano Cartaxo (PT)

Dia 9 de julho: Celso Batista (Psol)

Dia 10 de julho: Ruy Carneiro (Podemos)

Dia 11 de julho: Marcelo Queiroga (PL)

Dia 12 de julho: Cícero Lucena (Progressistas)

A iniciativa faz parte do projeto de cobertura das Eleições 2024 da Rede Paraíba. O objetivo é permitir que o eleitor conheça as propostas, qualidades, ideias e até fraquezas dos principais pré-candidatos.

Yuri Ezequiel, pré-candidato a prefeito pela Unidade Popular, não vai participar da sabatina pois o partido não tem representação no Congresso. Ele vai ser entrevistado na CBN na semana seguinte.