Netinho Pontes vai para sua 2ª edição de Jogos Olímpicos, no taekwondo

Em julho começa a 33ª edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em Paris, na França. O Jornal da Paraíba vai acompanhar o desempenho dos atletas paraibanos no velho continente e, antes do início da competição, no dia 26 de julho, vai apresentar cada um dos nossos representantes. Hoje vamos conhecer melhor Edival Pontes, ou apenas Netinho, atleta do lançamento do taekwondo.

+ Confira os paraibanos em Paris 2024

(Foto: Reuters)

Conheça Netinho

Edival Pontes é natural de João Pessoa e tem 26 anos. O atleta, que disputa a categoria 68kg, vai para sua segunda edição de Jogos Olímpicos, em Paris 2024. Em Tóquio 2020 ele acabou caindo nas oitavas de final e não disputou a repescagem.

Netinho começou se destacando nas competições de base. Com apenas 17 anos, ele foi ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014. Depois passou a enfileirar conquistas, como ouro dos Jogos Pan-Americanos de 2019, dois ouros e uma prata em campeonatos Pan-Americanos da modalidade, um ouro no Mundial Militar de 2019 e um ouro no Mundial Júnior de 2014.

No último Pan-Americano, em Santiago 2023, foi ouro por equipes. Ele também é atual vice-campeão mundial na categoria até 74kg, que não faz parte do programa das Olimpíadas.

Foto: acervo pessoal / Netinho Maques. Acervo pessoal / Netinho

Em novembro de 2023, o atleta foi comunicado de um resultado adverso em um exame antidoping realizado antes do Pan, em outubro. O caso só veio à tona em dezembro.

Netinho em Paris 2024

Ele cumpriu suspensão voluntária de 30 dias após um acordo com a federação internacional e voltou para a briga pela vaga em Paris 2024. A vaga veio em abril, no pré-olímpico da modalidade, disputado na República Dominicana.