Aos 81 anos, Mick Jagger encerra shows dos Rolling Stones com rock que cantava aos 22

Foto/Reprodução.

Mick Jagger faz 81 anos nesta sexta-feira, 26 de julho de 2024. No domingo passado, os Rolling Stones encerraram a “perna” americana da turnê Hackney Diamonds. Entre abril e julho, a banda fundada há 62 anos fez 21 concertos.

Em 2025, a turnê segue pela Europa. Hackney Diamonds é o título do álbum autoral de estúdio que os Rolling Stones lançaram em outubro de 2023, o primeiro desde 2005.

Os Rolling Stones começaram em 1962. Eram um quinteto. O guitarrista Brian Jones, membro fundador, foi demitido em 1969 e no seu lugar entrou Mick Taylor, que permaneceu até 1974.

Em 1975, Taylor foi substituído pelo guitarrista Ronnie Wood, que está na banda há 49 anos. Em 1993, o baixista Bill Wyman, membro fundador, deixou a banda. Os Rolling Stones passaram a ser um quarteto.

Em 2021, o baterista Charlie Watts, também membro fundador, morreu de câncer aos 80 anos. Os Rolling Stones passaram a ser um trio. Mick Jagger e o guitarrista Keith Richards estão na banda desde a fundação e são parceiros na autoria das músicas.

Mick Jagger e Keith Richards são para os Rolling Stones o que John Lennon e Paul McCartney foram para os Beatles, e não pretendo, aqui, estabelecer qualquer comparação.

Mick Jagger faz 81 anos neste 26 de julho. Keith Richards fará 81 em dezembro que vem. Ronnie Wood está com 77. Fora da banda, Bill Wyman vai fazer 88 anos em outubro.

Na praia deles, os Rolling Stones são o que há de melhor no mundo do rock. No palco, então, são incomparáveis. Mick Jagger, como frontman, é extraordinário.

Há 40, 50 anos, a gente não imaginava que Mick Jagger envelheceria cantando (I Can’t Get No) Satisfaction. Como se esse rock, com a sua rebeldia juvenil, não pudesse combinar com a velhice. Estávamos todos errados.

Mick Jagger envelheceu, sim, cantando (I Can’t Get No) Satisfaction, e, nessa turnê de 2024, esse clássico do rock é que, já no bis, encerra magistralmente os shows da banda.

(I Can’t Get No) Satisfaction nasceu a partir de um riff de três notas da guitarra de Keith Richards. Depois, ele e Mick Jagger botaram melodia e letra a terminaram a música.

(I Can’t Get No) Satisfaction foi lançada num single em junho de 1965, quando Jagger tinha somente 22 anos, e logo chegou ao topo das paradas no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, o single tinha The Under-Assistant West Coast Promotion Man como lado B. No Reino Unido, o lado B era The Spider and The Fly.

59 anos depois, (I Can’t Get No) Satisfaction permanece como um dos maiores números do rock. É música irresistivelmente eletrizante, sobretudo para quem pode ver os Rolling Stones ao vivo.