Léa Toscano ‘carrega’ Zenóbio em homologação da candidatura a prefeita em Guarabira

divulgação/União Brasil

A ex-prefeita de Guarabira, Léa Toscano (União Brasil), foi oficializada em convenção nesta quarta-feira (24) como candidata a prefeita da cidade. A chapa será formada com Raimundo Macêdo (MDB), como candidato a vice.

No discurso, Léa prestou homenagem ao marido, o ex-prefeito Zenóbio Toscano, que faleceu em 2020. Com uma camisa na mão com a sua fotografia, camisa antiga de uma campanha passada, Léa falou da importância de Zenóbio em sua vida e que ele foi o seu grande professor. “Se ele estivesse aqui, estaria me apoiando”, falou.

A mensagem deu o tom saudosista da campanha, que travará mais um duelo com a família Paulino na cidade. O grupo concorrente tem a pré-candidatura posta do suplente de deputado Raniery Paulino, que foi do MDB e atualmente está no Republicanos.

Além do União Brasil e o MDB, a coligação da chapa Léa Toscano e Raimundo Macêdo terá outros sete partidos: Solidariedade, PSD, Progressistas, PL, Federação PSDB e Cidadania, PRB e Podemos.

Perfis

Léa Toscano

Maria Hailéa Araújo Toscano foi casada com o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Guarabira, engenheiro civil Zenóbio Toscano de Oliveira. Formada em administração pública e mãe de quatro filhos, entre eles a deputada estadual Camila Toscano (PSDB), além de Vanina, Tiago e Daniela. Iniciou a carreira política em 1983, coordenando ações sociais em Guarabira no governo de Zenóbio Toscano. Em 1996, disputou a eleição municipal e tornou-se a primeira mulher prefeita da cidade de Guarabira em mais de cem anos de história. Foi reeleita em 2000. Já em 2010, Léa Toscano foi eleita deputada estadual.

Raimundo Macedo

Raimundo Alves de Macêdo Sobrinho é professor, formado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba, casado com Verônica Félix de Macêdo e pai de Letícia e Lilian, avô de Laís e Lara. Foi Secretário de Educação de Guarabira por 8 anos, nos governos de Zenóbio Toscano, e criador do transporte universitário. Foi eleito vereador em 2016 e reeleito em 2020, sendo o mais votado nas duas eleições. Atualmente, é o Presidente da Câmara Municipal.