A Seduc-SP vai ampliar em 140% número de vagas para estudantes interessados em umas das nove opções de cursos profissionalizantes
Os profissionais interessados em atuar no Ensino Técnico da rede estadual de ensino podem se inscrever até o dia 5 de agosto no Processo Seletivo Simplificado. O cadastro é on-line no site da FGV, responsável pelo concurso, no link https://conhecimento.fgv.br/concursos/seducsp24. Para 2025, devem ser contratados cerca de 3.000 profissionais pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
Os selecionados vão ministrar aulas presenciais aos estudantes conforme habilitação de nível superior e os componentes curriculares correspondentes. São nove cursos: administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas.
Na inscrição, o candidato deve escolher uma Diretoria de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) de sua preferência dentre as 91 regionais de todo o estado para eventual alocação. Deverá também indicar um Eixo de Prova, de acordo com os cursos em que pretende lecionar. A taxa de inscrição é de R$ 49.
As provas objetiva e discursiva estão marcadas para 29 de setembro. O processo engloba ainda avaliação de títulos (diplomas de formação e experiência profissional) e prova prática (envio de videoaula gravada). Quem não for chamado na primeira seleção terá o nome incluído no cadastro de reservas.
“Podem participar do processo seletivo não apenas professores, mas também profissionais formados, entre outros cursos, em economia, engenharia, direito e na área da saúde. Todos são bem-vindos e serão importantes na formação de nossos estudantes”, ressalta o coordenador pedagógico da Educação, Daniel Barros.
Ampliação de vagas e escolas em 2025
A partir de uma pesquisa com as unidades que ofertam o Ensino Médio na rede pública, a Seduc-SP deve ampliar das atuais 1.393 para 1.911 escolas estaduais que ofertam o itinerário de ensino técnico para o ano de 2025. Neste ano, 71,9 mil alunos estão matriculados nesse modelo e o número pode crescer para 170 mil matriculados no próximo ano.
As 170 mil matrículas previstas para o próximo ano letivo contemplam os estudantes que estarão na 2ª e 3ª série do Ensino Médio, período dedicado aos aprofundamentos previstos no Novo Ensino Médio.
A Secretaria da Educação ampliará, ainda, o número de cidades que terão a oferta de ensino técnico na rede — das atuais 349 para uma perspectiva de estar em 463 municípios, um aumento de 32,6%. Em 2022, o técnico era oferecido a alunos de 161 cidades paulistas.
“Um relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) publicado no ano passado aponta que a educação profissional é essencial para o desenvolvimento do Brasil. Aqui em São Paulo, estamos caminhando para oferecer ao estado e ao país estudantes formados em áreas importantes para aumentar a empregabilidade dos jovens e melhorar a produtividade do país”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.