Andressa de Morais é eliminada no lançamento de disco

A paraibana Andressa de Morais se despediu dasOlimpíadas de Paris 2024. Na fase qualificatória do lançamento de disco, a atleta alcançou a marca de 59,43 metros, ficando com a 11ª posição do Grupo A. Ao todo, são 12 classificadas para a grande final, mas, devido ao resultado do Grupo B, a pessoense fica de fora da decisão em sua quarta participação em Jogos Olímpicos.

+ Paraibanos em Paris 2024: confira a agenda dos nossos representantes

Andressa de Morais é eliminada das Olimpíadas de Paris 2024. REUTERS/Pawel Kopczynski

O primeiro arremesso de Andressa não foi o seu melhor entre todas as suas tentativas, atingindo 52,24 metros. No entanto, com o passar dos lançamentos, a paraibana foi aumentando a sua marca, chegando à 59,43 metros em sua última investida, sendo a melhor delas.

No Grupo A, o da pessoense, a melhor marca ficou por conta da estadunidense Valarie Allman, que atingiu a maior distância do dia: 69,59 metros. A 12ª e última posição que levava a classificação para a final, entre os dois grupos da disputa, foi da alemã Marike Steinacker, com 62,63 metros.

Vale lembrar que Andressa de Morais é detentora do recorde sul-americano no lançamento de disco, com 65,34 metros. A marca foi conquistada no Meeting Internacional de Leiria, em Portugal, no ano de 2019.

Andressa de Morais é eliminada das Olimpíadas de Paris 2024, mas possui o recorde sul-americano no lançamento de disco.. REUTERS

Olimpíadas de Paris 2024 foi a quarta participação de Andressa na competição

Apesar de não conquistar a classificação, a paraibana de 33 anos exaltou mais uma participação em Olimpíadas. Andressa também projetou a participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

“Essa força (de seguir sorrindo) vem de mais uma história na minha vida. Eu não participei das Olimpíadas de Paris, eu participei de mais uma etapa dos Jogos Olímpicos, é a minha quarta participação. E, se Deus quiser, eu estou em Los Angeles. Então, a minha história é muito linda. Não tem motivos para ficar triste, chorando. Claro que eu vim para buscar o meu melhor, um recorde, mas não foi dessa vez. Eu tenho que treinar mais, continuar mais, para que esse resultado venha”, falou Andressa de Morais.

Andressa foi prata no Pan-Americano de Santiago, durante o ciclo olímpico para a disputa das Olimpíadas de Paris 2024. Foto: Wanger do Carmo/CBAt

Em mais um ciclo olímpico, Andressa poderá reencontrar o caminho das medalhas. A última conquista da paraibana, além da vaga para asOlimpíadas de Paris 2024, foi no Troféu Brasileiro de Atletismo, quando ficou com a prata.

Marcas de Andressa ao longo dos Jogos Olímpicos

Em sua primeira participação, em Londres 2012, Andressa de Morais ficou na 16ª colocação, mas não avançou de fase. No Rio 2016, a paraibana terminou a disputa na 21ª posição. Em Tóquio 2020, a pessoense acabou não conseguindo a qualificação. Nas Olimpíadas de Paris 2024, a atleta se despediu da disputa após terminar na 26ª posição.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba