Cirurgias eletivas: Hospital Infantil de Joinville realiza mutirão de procedimentos de escoliose

O Governo do Estado segue avançando na realização de cirurgias eletivas e desta vez em pacientes pediátricos.

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou nesta segunda-feira, 5, a sexta edição do mutirão de cirurgias de coluna que vai até quinta-feira, 8.

O objetivo, além de reduzir o tempo de espera pelo procedimento, é oportunizar o tratamento adequado e a qualidade de vida para crianças e adolescentes com escoliose no estado. A ação é em parceria com a entidade filantrópica Global Spine Outreach (GSO).

Para essa edição, 50 crianças e adolescentes passarão por atendimentos ambulatoriais e 10 por cirurgia. Os pacientes estão inseridos na fila do Sistema de Regulação, de acordo com a gravidade da sua condição clínica.

Os pacientes que já fazem acompanhamento ambulatorial, após o procedimento cirúrgico, terão acompanhamento com a equipe no ambulatório de ortopedia da instituição.

O ortopedista do Hospital Infantil e coordenador da campanha, Ricardo Acácio, descreve o programa de avaliação e o processo das cirurgias:

SONORA

O projeto também conta com o apoio dos ortopedistas do hospital, os doutores Rodrigo Lauffer e Carlos Maçaneiro.

A ação conta com apoio de empresas privadas e profissionais voluntários, incluindo cirurgiões dos Estados Unidos, Ribeirão Preto e Campinas. O Global Spine Outreach é uma entidade filantrópica filiada à Scoliosis Research Society (SRS), maior organização mundial dedicada ao estudo e promoção de saúde na escoliose.