A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa no próximo dia 30 de agosto. Apesar de ainda faltar mais de duas semanas para o início do guia, os eleitores já se perguntam quanto tempo cada candidato terá disponível a seu favor.
A definição da ordem dos candidatos e o tempo disponível para cada um no guia será definido apenas no próximo dia 21, em reunião a ser realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
No entanto, após a definição das alianças partidárias para as eleições de outubro, é possível fazer um cálculo preliminar de quanto tempo, em média, cada candidato à Prefeitura de Campina Grande terá para apresentar suas propostas para os problemas da cidade.
Vale lembrar que, para efeito de definição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, a Resolução do TSE nº 23.610/2019 estabelece que a representação de cada partido político na Câmara dos Deputados, resultante da eleição, será a norma para a distribuição do tempo. Eventuais mudanças serão consideradas até o dia 20 de julho do ano eleitoral.
Confira o provável tempo de guia de cada candidato:
- Bruno Cunha Lima (União Brasil): 3 minutos e 3 segundos
- Jhony Bezerra (PSB): 2 minutos e 47 segundos
- Artur Bolinha (Novo): 1 minuto e 49 segundos
- Inácio Falcão (PCdoB): 1 minuto e 30 segundos
- André Ribeiro (PDT): 22 segundos
- Nelson Júnior (PSOL): 19 segundos
De acordo com a lei eleitoral, caso a soma do tempo de guia dos candidatos não complete 10 minutos, o tempo restante será dividido de forma igualitária entre os postulantes.
Texto: Pedro Pereira