Acabaram as Olimpíadas, mas calma! Ainda tem muita disputa boa para torcer para o Brasil na França. É que agora é a vez dos Jogos Paralímpicos Paris 2024, que começam no dia 28 de agosto e vão até o dia 8 de outubro.
Na edição de 2024, em Paris, 11 paraibanos vão representar o estado e também o Brasil nas disputas. O Jornal da Paraíba vai acompanhar os atletas paraibanos da delegação, que conta com estrelas do esporte mundial, como Petrúcio Ferreira e Silvana Fernandes.
Atletismo
Uma das grandes esperanças de medalhas para a Paraíba e para o país está no atletismo. Petrúcio Ferreira entra mais uma vez como favorito nos 100m da Classe T47 e vai em busca do tricampeonato olímpico.
Mas ele não vai disputar apenas essa prova. Petrúcio também garantiu índice para disputar os 400m e vai em busca de mais de uma medalha em Paris.
Ainda no atletismo, mas na Classe T53 para cadeirantes, a Paraíba terá Ariosvaldo Fernandes, o Parré, nas disputas. Cícero Valdiran é outro paraibano na modalidade. Ele está na Classe 57 no lançamento de dardo. Fechando a delegação paraibana na modalidade, o corredor Joeferson Marinho vai também em busca de bons resultados na Classe T12.
Bocha
A Paraíba terá uma representante na bocha, que vai ser a paraibana de Campina Grande, Laissa Guerreira.
Taekwondo
Uma das estrelas da delegação brasileira, Silvana Fernandes vai novamente ser um nome paraibano nos Jogos Paralímpicos. Medalhista de bronze em Tóquio 2020, ela vai em busca de mais uma medalha.
Judô
O judô também terá apenas um paraibano nas disputas nos Jogos Paralímpicos de Paris. Será Willians Silva de Araújo. Ele vai em busca de sua segunda medalha Paralímpica. A primeira foi uma prata em Rio 2016.
Halterofilismo
A Paraíba tem um representante no halterofilismo. Ailton de Andrade vai representar o estado e o Brasil na competição na categoria até 80kg.
Futebol de cegos
Os dois goleiros do multicampeão time brasileiro serão paraibanos. Matheus da Costa e Luan Lacerda vão disputar a competição pela seleção brasileira.
Goalball
Emerson Ernesto da Silva mais uma vez representará a Paraíba nas Paralimpíadas. No goalball, ele vai em busca de mais um ouro para colocar no pescoço.