três dicas de como pais podem ajudar filhos nos estudos

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Inep. Alexandre Lopes falam sobre primeiro dia de provas do ENEM. Wilson Dias/Agência Brasil

Estudar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem duas dificuldades. A preparação envolve não só o estudante, mas também a escola e a família. Por isso, o Jornal da Paraíba conversou com a psicopedagoga Noelma Soares, que explicou como os pais podem dar suporte para os filhos durante essa preparação.

🥇 5 questões sobre Olímpiadas que já caíram no Enem: confira e teste conhecimentos

Confira abaixo as três principais orientações feitas pela especialista.

Observar

Segundo a psicopedagoga, o primeiro passo desse acompanhamento familiar é a observação. Os pais devem dar atenção aos hábitos dos filhos, se estão dormindo demais, passando tempo demais com jogos ou até comendo mais do que o normal.

Conversar

Depois disso, é necessário que os pais abram um canal de conversa com os filhos para entender se existe alguma dificuldade com estudos, na escola ou emocional. Em seguida, a família pode procurar a escola para ou até mesmo uma ajuda especializada para o caso.

Cobrar, mas validar e reconhecer

A cobrança para seguir a rotina também é importante, mas ela deve sempre estar acompanhada da ajuda. Por isso, nada de pressão!

Além disso, é importante que o estudante se sinta validado e tenha o esforço e a dedicação reconhecidos. Isso deve partir principalmente das pessoas mais próximas, a exemplo do seio familiar.

Quer mais dicas para se dar bem no Enem? Acompanhe as plataformas do Lá Vem o Enem e tenha acesso a conteúdo gratuito e exclusivo até o dia da prova.