Ariosvaldo Fernandes conquista o bronze nos 100m rasos na classe T53

Ariosvaldo Fernandes, o Parré, é bronze nas Paralimpíadas de Paris 2024! O paraibano conquistou sua primeira medalha em sua 5ª participação na competição, no 100m rasos, na categoria T53, para cadeirantes, com o tempo de 15.08s.

Ariosvaldo Fernandes, o Parré, é bronze nas Paralimpíadas de Paris 2024. Douglas Magno/CPB

Na disputa da final, nas Paralimpíadas de Paris 2024, Ariosvaldo Fernandes largou bem, mas Abdulrahman Al-Qurashi, da Arábia Saudita, tomou a frente e ficou com o ouro. No segundo lugar do pódio, foi o atleta Pongsakorn Paeyo, da Tailândia.

Anteriormente, Parré já havia disputado outras quatro edições de Paralimpíadas: Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em Paris 2024, o paraibano ainda tem mais uma disputa pela frente, no revezamento 4×100, que reúne diversas classes.

Joeferson Marinho herda medalha de prata nas Paralimpíadas de Paris 2024

O paraibano Joeferson Marinho subiu um degrau no pódio dos 100m, na categoria T12 (classe para pessoas com baixa visão). O atleta, que havia conquistado o bronze, agora, é o novo detentor da prata. Isso aconteceu porque o campeão da prova, o turco Serkan Yildirim, foi desclassificado, e as medalhas foram remanejadas.

Joeferson Marinho fica com a prata nas Paralimpíadas de Paris 2024. Marcello Zambrana/CPB

Assim, o americano Noah Malone ficou com o ouro, seguido de Joeferson Marinho com a prata, e o britânico com o bronze. O motivo da desclassificação Serkan Yildirim, no entanto, não foi divulgado pela Federação Internacional de Atletismo Paralímpico.

Vale lembrar que, nas Paralimpíadas de Paris 2024, o paraibano fez a sua segunda participação na competição, sendo a primeira em Tóquio 2020, quando bateu na trave e ficou com o 4º melhor tempo.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba