O governador Romeu Zema acompanhou, na noite desta quarta-feira (11/9), a apresentação da tradicional Vesperata de Diamantina.
Na ocasião, foi realizada uma edição especial do concerto para celebrar a trajetória e vida do ex-presidente Juscelino Kubistchek (JK).
Realizada a céu aberto na cidade do Vale do Jequitinhonha, a Vesperata também foi prestigiada por personalidades que serão agraciadas com a Medalha JK, como o governador do Estado de Tocantins, Wanderlei Barbosa.
A comenda será entregue nesta quinta-feira (12/9), dia que marca o nascimento do ex-político mineiro, há 122 anos.
Vesperata
A Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais e símbolo da cultura do Brasil, já tendo sido premiada pelo Ministério do Turismo por promover a Sustentabilidade Cultural de Diamantina.
O governador Romeu Zema acompanhou a apresentação pela primeira vez e ficou encantado com a beleza e a alegria da festa realizada no centro histórico.
“É uma grande satisfação estar aqui na Vesperata. Eu já estive muitas vezes em Diamantina e nunca coincidiu de ser no mesmo dia. Achei um espetáculo incrível e recomendo pra todos. Vale a pena vir”, convidou.
Tradição
Este é o 25º ano de realização da Vesperata. A edição desta quarta-feira foi a 13ª da atual temporada, que prevê 16 exibições em 2024, de abril a outubro. Uma delas, inclusive, foi inédita, no Palácio da Liberdade, realizada no início da semana.
Em cada apresentação, geralmente participam cerca de 80 músicos, integrantes das bandas da Polícia Militar de Diamantina e da banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz, da Prefeitura Municipal, além de convidados especiais.
Cada edição da Vesperata atrai público médio de 1,5 mil a 2 mil pessoas. A expectativa para toda a temporada, segundo a Secretaria Municipal de Turismo de Diamantina, é a de que a cidade receba total de 20 mil turistas.