Na última terça-feira (17), a TV Cabo Branco, afiliada da Globo em João Pessoa, divulgou a 2º pesquisa Quaest da corrida eleitoral na capital paraibana.
A sondagem, um termômetro após um mês do início da campanha de rua e na internet, mostrou o prefeito Cícero Lucena (PP) liderando com 49% das intenções de voto. No primeiro levantamento ele tinha 53%.
Depois dele, três de seus adversários continuam empatados tecnicamente. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
De acordo com a Quaest, Ruy Carneiro (Podemos) agora possui 14%. Já Luciano Cartaxo (PT) e Marcelo Queiroga (PL) pontuaram em 11% das intenções de voto.
Na primeira pesquisa Ruy aparecia com 11%; enquanto Luciano havia somado 12% e Queiroga 7%. Ruy e Queiroga cresceram 4 pontos no comparativo entre a primeira e a segunda pesquisa.
O candidato Yuri Ezequiel, do Unidade Popular, não havia pontuado na primeira pesquisa. Agora ele aparece com 1%. Já Camilo Duarte (PCO) não pontuou na primeira e na segunda sondagens.
Outros recortes da pesquisa Quaest
Além de intenção de votos de maneira geral, a pesquisa trouxe informações sobre preferências por faixa etária, renda, escolaridade e religião.
Também revelou números de aprovação do governo municipal, estadual e federal, interesse do eleitor com a disputa, disposição para ir votar. Entre outras informações apresentadas pelo time de política da Rede Paraíba.
O percentual de indecisos era de 9% em agosto e agora representa 4%. Já Brancos/Nulos e entrevistados que dizem que não irão votar somaram 8% na primeira pesquisa e agora são 10%.
Veja:
Pesquisa Quaest: Cícero se mantém na liderança e adversários tecnicamente empatados
Pesquisa Quaest aponta Cícero na liderança em três cenários de segundo turno; veja números
Em pesquisa Quaest, indecisos caem na espontânea e Cícero chega a 36%
Quaest em João Pessoa: Cartaxo mantém maior rejeição com 51%; seguido de Ruy com 43%
Quaest em João Pessoa: 58% aprovam gestão de Cícero Lucena; 11% reprovam
Quaest em João Pessoa: saiba candidato com maior potencial de voto e mais desconhecido do eleitor
Cícero lidera, mas oscila para baixo entre católicos, evangélicos e os sem religião
Quaest: metade do eleitorado de João Pessoa se declara conservador; 36%, de direita
OPINIÃO: números da Quaest mostram que desafio de adversários de Cícero continua grande
Quaest: Cícero é o que mais atrai eleitores de adversários em cenários de 2º turno de João Pessoa
Eleitores de Lula e Bolsonaro de 2022 ‘turbinam’ intenção de voto de Cícero em João Pessoa
Quaest: 26% dos eleitores de João Pessoa não estão interessados nas eleições
Agora, você pode conferir na íntegra todos os dados da pesquisa. Um forma de democratizar a informação e mostrar toda transparência dos resultados, métodos e análises.
Principais resultados:
● Percentual de eleitores indecisos cai de 57% para 43%, de acordo com pesquisa
● Cícero Lucena (PP) cresce em voto espontâneo.
● No cenário estimulado, Cícero Lucena lidera isoladamente com 49%, seguido por Ruy Carneiro (Podemos), Luciano Cartaxo (PT) e Marcelo Queiroga (PL), tecnicamente empatados em segundo lugar.
● A maioria dos eleitores de Cícero Lucena e Marcelo Queiroga estão decididos, enquanto aproximadamente metade dos eleitores de Luciano Cartaxo afirmam que ainda podem mudar a escolha de voto.
● Nos cenários de segundo turno, Cícero Lucena aparece à frente nas disputas contra Ruy Carneiro, Luciano Cartaxo e Marcelo Queiroga.
● Luciano Cartaxo continua sendo o candidato mais rejeitado. E 42% ainda não conhecem Marcelo Queiroga.
● A avaliação positiva do prefeito Cícero Lucena foi de 62% para 58%.
Dados da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de setembro de 2024. Foram entrevistados 852 eleitores com 16 anos ou mais de João Pessoa. A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo TSE: PB-09810/2024.
CONFIRA RELATÓRIO: