Estudantes desenvolvem software capaz de detectar incêndios florestais
A equipe Curupira, do Campus Votuporanga, foi uma das 25 selecionadas, de todo o Brasil, para a edição 2024 do programa Academic Working Capital (AWC), mantido pelo Instituto TIM, com o objetivo de transformar TCCs em startups.
A equipe é formada pelos estudantes Adilson Alves Neves Júnior e Matheus Perozini Magalhães, do curso de Bacharelado em Sistema de Informação. Eles participaram do 1º workshop do programa no último fim de semana, em São Paulo.
Matheus é o líder da equipe e contou que trabalha há um ano neste projeto, que começou como uma iniciação científica (IC) e agora é tema do seu trabalho de conclusão de curso, o qual deve ser apresentado no fim deste ano. Na IC ele foi orientado pelo professor Natal Henrique Cordeiro e no TCC o professor Ivan Lopes é o orientador. O professor Eduardo Prando, foi responsável por incentivar os alunos a participarem do programa.
Segundo Matheus, o projeto consiste em uma inteligência artificial, cujo software pode ser instalado em câmeras ou antenas, sendo capaz de detectar incêndios através do fogo e da fumaça, algo de grande importância neste contexto atual, onde acontecem tantas queimadas e incêndios florestais. “O software já está funcional. Estamos na AWC a procura de investidores para avançar no projeto com foco em sustentabilidade. Estou muito seguro de que nosso projeto pode evoluir e ajudar no combate aos incêndios florestais de maneira efetiva”, contou.
Sobre o AWC
O Academic Working Capital é um programa gratuito de educação empreendedora que apoia universitários e universitárias a transformarem seu TCC em um serviço, tecnologia ou produto pronto para o mercado. O programa visa incentivar a criação de startups por meio do desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), oferecendo apoio técnico, de negócios e financeiro.
Os selecionados participam de uma jornada de educação empreendedora que visa transformar ideias em protótipos viáveis e negócios escaláveis. Os participantes terão acesso a workshops presenciais e online, além de interações com mentores experientes em inovação. Um dos pontos altos do programa é o evento final, a Feira de Investimentos, onde os alunos poderão apresentar suas soluções a potenciais investidores, ampliando suas oportunidades de crescimento. A feira está prevista para acontecer em abril de 2025.
Para saber mais sobre o programa acesse: https://awc.institutotim.org.br/