Cícero perde voto bolsonarista e ‘segura’ preferência dos que votaram em Lula, em 2022

Cícero Lucena em entrevista no JPB1. Katharina Moura

A pesquisa Quaest divulgada neste sábado (05) pela TV Cabo Branco mostrou um movimento interessante quando se observa a intenção de voto a prefeito de João Pessoa daqueles eleitores dos que votaram em Bolsonaro e Lula em 2022.

De acordo com a pesquisa, entre o fim de agosto e ontem (O5), Cícero perdeu 13 pontos percentuais entre os que declararam ter votado em Bolsonaro na última eleição. Tinha 48 e despencou para 35.

Por outro lado, entre os que disseram ter votado em Lula, na última eleição, o prefeito apenas oscilou para baixo, com 3 pontos a menos, mas se mantendo no patamar da primeira pesquisa, em agosto.

Entre os que disseram que o voto foi nulo ou branco em 2022, a intenção de voto se manteve de 48 entre uma pesquisa e outra.

Ruy subiu 9 pontos entre os que votaram em Bolsonaro e Queiroga saltou de 18 para 28 (10 pontos) entre 27de agosto e 05 de outubro.

Em outro recorte, Cartaxo não cresceu entre os que votaram em Lula em 2022, como se esperava.

Quem apostou em força total da polarização, teve que ver a pulverização dos votos, numa eleição que parece bem diferente.

Confira gráfico abaixo:

Laerte Cerqueira

Pesquisa

A Quaest, contratada pela TV Cabo Branco, realizou 1.000 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 04 e 05 de outubro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PB-06532/2024.