O CIDADÃO RJ

Agência Minas Gerais | Uso de drones agrícolas será debatido no Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica

A próxima etapa do Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro será realizada em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, no dia 22/10, e vai abordar o uso de drones agrícolas.

O evento é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com a prefeitura municipal, Sicoob Cred Vale e a Cooperativa Frutos da Terra.

O encontro, que será realizado no Expominas de Teófilo Otoni, é o sexto da série de eventos que compõem o Circuito de Inovação Tecnológica para o Agro, promovido em parceria com diversas instituições. As inscrições já podem ser feitas pela plataforma Sympla, neste link.

Segundo o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira de Oliveira, o objetivo dos encontros é apresentar tecnologias acessíveis aos produtores rurais, nas suas variadas atividades e escalas de produção. “Além das palestras com especialistas, estão previstas apresentações de startups, demonstrações práticas, exposição de produtos e oportunidades de conexão e negócios entre produtores, empresas do agro e as startups, com suas soluções tecnológicas”, detalha.

Dentro do campo da agricultura de precisão, os drones agrícolas, também conhecidos como Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), estão entre as tecnologias que mais avançam e passam a ser utilizadas nos sistemas de produção agropecuária.

Os equipamentos desempenham diversas funções, como o monitoramento das culturas, mapeamento de terrenos, aplicação precisa de insumos e coleta de dados em tempo real, ajudando os produtores na tomada de decisões mais eficientes. 

“Diante do crescimento de seu uso, é fundamental a realização de eventos com o objetivo de difundir o conhecimento sobre o potencial dessa tecnologia e os cuidados necessários para o uso seguro e eficiente dos instrumentos”, detalha o superintendente da Seapa, Feliciano Nogueira.

Sair da versão mobile