A Paraíba tem mais de 615 mil cadastrados no Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede até 65% de desconto na tarifa de energia, dependendo do consumo do imóvel. Porém, a concessionária Energisa afirma que ainda existem mais de 280 mil famílias paraibanas que possuem direito a tarifa e podem se cadastrar.
Como receber o benefício?
Podem receber o benefício: famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que tenham renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa e famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento (com renda mensal de até três salários-mínimos). Também têm direito as famílias indígenas, quilombolas ou com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada.
Para ter acesso ao desconto, basta o titular da conta de energia fazer a inscrição no CadÚnico ou atualizar os dados no CRAS. A Energisa realiza o cruzamento dos dados enviados pelo Governo Federal com o banco de dados de clientes, identificando aqueles que atendem aos requisitos e têm direito ao benefício para fazer o cadastro automaticamente.
O CadÚnico e o NIS precisam ser renovados a cada dois anos ou perdem a validade. Além disso, apesar da inscrição automática passar a ser obrigatória, se o cliente desejar, ele pode solicitar pessoalmente o benefício em uma agência de atendimento.
Sobre o benefício
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um projeto social que dá descontos na conta de luz para quem atende os pré-requisitos do programa federal. Pela regulamentação do benefício, o desconto é concedido conforme o consumo do imóvel sendo:
- 65% de desconto para clientes que consomem até 30 kWh/mês
- 40% de desconto para quem consome de 31 kWh/mês a 100 kWh/mês
- 10% de desconto para consumo de 101 kWh/mês até 220 kWh/mês
- Não há desconto para consumos superiores a 220 kWh.
Para mais informações, os interessados podem ligar para o número 0800 083 0196, contatar o Whatsapp Gisa no número 83 9 9135-5540, acessar o aplicativo Energisa ON ou visitar o site www.energisa.com.br.