Foto: Divulgação / Casan
Mais uma atividade de conscientização foi promovida pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) com os trabalhadores das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Saco Grande, em Florianópolis. Dessa vez, o foco foi a importância das atividades de comunicação social com a comunidade residente na área do SES, que atenderá os bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande. Ao todo, 46 trabalhadores participaram da conversa que aconteceu em dois períodos.
As ações do Programa de Comunicação Social são determinadas pelo Plano de Gestão Ambiental, com objetivo de manter a população informada sobre as diferentes etapas das obras de implantação do Sistema e seus benefícios. “A execução das obras exige muitas demandas sociais, por isso, é importante que os trabalhadores conheçam os procedimentos do programa. Nosso trabalho é que a informação seja passada de forma adequada tanto entre a comunidade e empresa, quanto da empresa para a comunidade”, explica a bióloga Jessica Mancio Saldanha, que integra a equipe socioambiental do empreendimento.
Essa comunicação também é fundamental para possibilitar a participação social e o envolvimento da comunidade. O programa desenvolve atividades como visitas domiciliares, ações de divulgação, atividades de educação ambiental e distribuição de materiais gráficos informativos sobre o empreendimento e a melhoria da qualidade de vida da população. A Casan também disponibiliza uma ferramenta de comunicação direta entre comunidade e construtora para solicitação de informações, esclarecimentos ou reclamações no número de WhatsApp (48) 991545691.
Os diálogos de meio ambiente com os trabalhadores do SES Saco Grande são atividades que buscam compartilhar informações sobre cuidados ambientais e incentivar boas práticas e mudanças de comportamento entre as equipes de trabalho. Todas as atividades desenvolvidas pelo Programa de Gestão Ambiental foram aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). As obras de implantação do SES Saco Grande têm investimento total de R$ 129,6 milhões de reais com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).