Na manhã desta quinta-feira, 24, a Fesporte, representada pelo presidente Freibergue Nascimento, participou de evento do Núcleo de Atendimento à Vítimas de Crime (Navit), realizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Com o intuito de combater atos criminosos no meio esportivo, o evento reuniu diversas autoridades do esporte catarinense que assinaram o termo de cooperação técnica para que mais ações sejam realizadas em conjunto entre as entidades nos próximos meses.
A Fesporte repudia qualquer tipo de criminalidade no esporte catarinense e, conhecida por ser a casa do atleta, se coloca à disposição de toda a comunidade esportiva do estado para ser um braço de assistência em qualquer tipo de situação registrada.
“Hoje é um dia histórico para a Fesporte e para todo o sistema de esporte do estado de Santa Catarina. De uma forma inédita e junto com diversas outras instituições, assinamos o protocolo de assistência à vítima seja ela de violência sexual ou de outro tipo. O esporte tem que ser associado com a saúde e bem estar de vida, e por isso consideramos o dia de hoje bastante importante” explica o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento.
Objetivos do Navit no esporte
Conjugar esforços com as instituições esportivas para a divulgação da presente parceria em redes sociais, reuniões, palestras, assim como a produção de campanhas e materiais de prevenção e enfrentamento à violência sexual.
Prestar atendimento e apoio humanizado a atletas e paratletas catarinenses em situação de violência sexual e a seus familiares, proporcionando-lhes uma via alternativa para a comunicação imediata do crime a que tenham sido submetido, conferindo acesso à informação e orientação jurídica.
Favorecer o encaminhamento eficiente da vítima para os demais órgãos da rede e de acordo com as suas competências, visando a orientação, proteção, assistência social, jurídica e de saúde, ressarcimento, participação, acesso à justiça, a investigação da situação e a responsabilização dos autores.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 99190-9994