Museu registra pouco mais de 2.700 visitantes em setembro

Avelino Israel


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Setembro foi um mês de muitas atividades no Museu do Folclore de São José dos Campos. O espaço recebeu pouco mais de 2.700 pessoas, que visitaram a exposição de longa duração, a biblioteca e a brinquedoteca, além de terem participado de diferentes programas realizados ao longo do período.

Participação na 10ª edição da FLIM – Foto: Divulgação

Destaques para a participação do museu na 10ª edição da FLIM (Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha) e na 18ª Primavera de Museus; e pela presença do Mestre Ulisses (Olício João da Silva) no último Museu Vivo do mês, comandando um Samba de Roda com a participação do público.

Visitantes

Crianças aproveitam a brinquedoteca – Foto: Divulgação

Só de visitantes foram 1.325 pessoas. Destas, 902 conheceram o museu de forma espontânea, sendo 622 de São José, 268 de outros estados e cidades e 12 do exterior (Estados Unidos, França, Inglaterra, Colômbia, Alemanha, Austrália, Rússia e Polônia).

Outras 423 pessoas fizeram as visitas por agendamento, a maioria alunos de 6 escolas da região (São José, Jacareí e Cachoeira Paulista). Neste caso, as visitas devem ser pré-agendadas pelo site do Museu do Folclore.

Programas

Em relação aos programas do mês, o número de 1.398 pessoas envolvidas foi bastante significativo. A maioria participou das 4 edições do Museu Vivo, uma delas realizada durante a FLIM, com um fluxo de 843 pessoas. Outras 27 participaram do Terças com Museologia, promovido de forma virtual uma vez por mês.

Funcionamento

Museu Vivo reuniu várias violeiras – Foto: Divulgação

A exposição pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Já a Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni pode ser frequentada de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h; e a brinquedoteca, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 16h30.  

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é de responsabilidade do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

  • Museu do Folclore de SJC
  • Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
  • (12) 3924-738 e (12) 3924-7354
  • www.museudofolclore.org

 


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo