Gastronomia, moda, artesanato e cultura de vários países da África e América Latina. Assim é a Feira Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais que se realiza, nesta quinta-feira (7/11), na sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, das 10h às 17h. Idealizada pela Secretaria Especial de Cidadania, a feira terá 20 barracas com empreendedores de diversas nacionalidades, como Angola, Argentina, Colômbia, Congo, Peru, Senegal, Síria Uruguai e Venezuela, e também do Irã, no Oriente Médio, que residem na cidade.
A variedade de produtos e de comidas típicas de diversos países do mundo são os atrativos do evento. Roupas e tecidos africanos com suas belas estampas são alguns dos destaques. Brinquedos artesanais educativos em madeira, artigos de decoração, além de acessórios e peças em artesanato, como bijuterias em aço, pedras naturais e couro também estarão disponibilizados na feira.
O Secretário Especial de Cidadania, Leandro Pereira, ressalta a importância do evento para ampliar a integração e as oportunidades de trabalho para essa população de imigrantes e refugiados.
– A Feira Refúgio em Foco é um espaço para proporcionar maior visibilidade profissional e troca cultural para esses empreendedores que vivem em nosso município. Uma agenda que se firmou no calendário cultural da cidade e tem sido ampliada para vários bairros em parcerias – disse o secretário.
Entre as delícias que já viraram tradição na feira, destaque para pratos típicos do Congo, servidos pelo chef Kimberly; o bacalhau às natas, da angolana Mada; a arepa venezuelana, com massa à base de farinha de milho e recheios variados; as empanadas argentinas, que são preparadas na hora; e o patacon da colombiana Margarida, feito com massa de banana da terra e recheios diversos.
Feira Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais
Data: 7/11 (quinta-feira)
Local: Centro Administrativo São Sebastião (CASS)
Endereço: Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova
Horário: 10h às 17h
Categoria: