O CIDADÃO RJ

Tiro de Guerra forma 100 atiradores em São José

Ariane Caldas


Secretaria de Saúde

O Tiro de Guerra de São José dos Campos realizou, neste sábado (9), a formatura de encerramento do ano de instrução dos 100 jovens incorporados em 1º de março de 2024.

A solenidade aconteceu no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte, e representa o compromisso dos jovens com a defesa da pátria, mesmo que em uma função de reserva, e o desenvolvimento de habilidades importantes como disciplina, trabalho em equipe e responsabilidade.

Cem jovens participaram da cerimônia de encerramento do ano de instrução | Foto: Claudio Vieira/PMSJC 

Amor à pátria

O 1º sargento Vladimir Machado Carlos, chefe da Instrução no Tiro de Guerra de São José, explica que o evento celebra o término do serviço militar, no qual os atiradores passaram por treinamentos físicos, disciplinares e instrutivos durantenove meses.

“Hoje devolvemos para a sociedade um jovem mais preparado para a vida, que está mais atento às questões sociais e do Brasil como um todo”.

Eder Medeiros Moreira, que foi o destaque da turma, conta que seu bom desempenho também teve influência do irmão, que serviu em 2023.

“Meu irmão gostou muito de servir. Então, eu acabei me interessando e quis fazer parte do Tiro de Guerra. Acho que o Exército foi um presente na nossa vida. Conseguimos amadurecer e nos tornamos pessoas melhores e dadãos de bem. Eu tenho só a agradecer por isto”.

Aos 19 anos, Eder pretende continuar na área militar.

“Quero aproveitar os ensinamentos e prestar concurso público para a ESA (Escola de Sargento das Armas) e a ESpCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) u até mesmo a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal”.

Eder e família comemoram o prêmio de destaque da turma. | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Para Elisangela Cursino de Medeiros Moreira, ter dois filhos formados pelo Tiro de Guerra é um orgulho.

“Eles saíram daqui como homens de verdade. O Eder concretiza hoje sendo o destaque geral. Isto é a soma das responsabilidades e de tudo que eu cobrei em casa também. O sentimento que eu tenho é que o servir vale muito a pena”.

Tiro de Guerra

Aproximadamente 6.000 jovens com 18 anos completos se apresentam todos os anos para fazer o alistamento no Exército em São José dos Campos. Eles passam por uma seleção e são incorporados ou dispensados. 

O Tiro de Guerra forma soldados reservistas que, além do serviço militar por nove meses, participam de ações comunitárias como doação de sangue, coleta de alimentos, campanha do agasalho e atividades da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

A instituição é mantida, por meio de convênio, pela Prefeitura de São José, que disponibiliza as instalações e a manutenção.

Já o Exército Brasileiro, a quem o Tiro de Guerra é ligado, é responsável pelo fardamento dos atiradores, material bélico, munição e instrutores.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Sair da versão mobile