O Meio-Oeste catarinense recebeu, nesta terça-feira, 26, mais um laboratório voltado para pesquisa avançada, implantado com recursos do Governo do Estado.
Por meio do Programa MultiLab SC –– Laboratórios Multiusuários, desenvolvido pela Fapesc, o projeto do Laboratório de Bioeconomia Aplicada a Saúde, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), campus Caçador, recebeu R$ 2,5 milhões.
O LAB Biosaúde irá viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação em bioeconomia voltada à saúde humana e animal.
O projeto do LAB Biosaúde foi um dos 50 selecionados pelo edital 15/2023 – Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários Dedicados à Pesquisa Avançada no Estado de Santa Catarina, da Fapesc.
O presidente da Fundação, Fábio Wagner Pinto, ressalta a importância do programa para o ecossistema catarinense:
SONORA
Além do fomento, o programa propõe a criação de uma rede para interligar os laboratórios e estimular o uso compartilhado das estruturas, como explica a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) da Fapesc, Valeska Tratsk:
SONORA
O Programa Multilab SC incluiu propostas de todas as seis mesorregiões catarinenses, com laboratórios em Araquari, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra e Rio do Sul.