Campus Salto realiza sonho do ginásio poliesportivo  – IFSP

No primeiro semestre de 2025, unidade inaugurará restaurante estudantil 

Trezentos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Salto estão sendo diretamente beneficiados com o novo ginásio poliesportivo, inaugurado oficialmente na manhã desta quarta-feira, 12 de dezembro.  

Até então, as práticas corporais e esportivas eram feitas em outros espaços do campus e também em quadras fora do IFSP, por meio de parcerias. Agora, alunos de todas as modalidades de ensino comemoram o novo espaço, que tem proporcionado momentos de integração. 

O primeiro evento realizado no ginásio foi o 10º Festival Esportivo entre Estudantes do Campus Salto, o qual contou, inclusive, com uma nova modalidade: o futsal feminino. “Formamos o time feminino em setembro e estávamos treinando em um campo aqui próximo, mas agora temos uma estrutura muito boa. Com essa rede cercando toda a quadra, quem está fora não corre o risco de levar bolada. Ter uma arquibancada para a torcida é muito legal, fica bem animado”, conta Lívia ferreira de Oliveira, membra do time de futsal e aluna do primeiro ano do curso Técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio.  

Cathia Alves, professora de Educação Física do campus, conta que o ginásio coberto conta com dois vestiários, banheiros acessíveis, sala para materiais e uma sala para o curso. “Os alunos estão maravilhados, querem praticar na quadra a todo momento. Espero que eles desfrutem desse espaço”, comemora.  

O diretor-geral do campus, Edilson Aparecido Bueno, explica que a construção do ginásio é um sonho de longa data, possibilitado com o apoio de parlamentares que destinaram emendas para a obra. No total, foram investidos R$ 2,8 milhões no novo espaço. O capital aplicado é resultado de emendas das deputadas federais Sâmia Bonfim, Tabata Amaral e Erika Hilton. Ele apontou que o uso do ginásio será estendido à comunidade de Salto.  

Acima, Silmário e Cathia (de azul) com o time feminino de futsal. Abaixo, Silmário, Cathia e Edilson (à direita) com o time masculino de basqueteOutro sonho prestes a se realizar no campus é a entrega do restaurante estudantil, cuja entrega está prevista para abril de 2025. “Tem um pouco de energia de cada um para concretizar essa demanda. O sonho de ter uma quadra vem de 2018, quando cheguei ao campus”, citou Edilson. 

As emendas parlamentares possibilitaram também a construção de um laboratório de Ciências, de um espaço de convivência para os estudantes e do muro de arrimo no fim do terreno da unidade, cuja área de preservação ambiental apresenta risco de erosão. Essas obras estão em fase final.  

O reitor Silmário Batista dos Santos destacou o “esforço da Instituição para que a infraestrutura de todos os campi chegue a um patamar de excelência, de modo a melhorar a qualidade do dia a dia dos estudantes”. Após a cerimônia, Silmário calçou as chuteiras e desafiou os alunos durante uma partida de futebol.  

Também presente na solenidade de inauguração, o prefeito de Salto, Laerte Sonsin Júnior, destacou o orgulho de ter um campus do IFSP no município. “Cada conquista da Instituição é também uma conquista da cidade. É muito bom ver esse campus crescendo”.  

A cerimônia contou com a presença de alunos e servidores do Campus Salto, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Luz, do diretor de Assuntos Estudantis, Reginaldo Vitor Marçulli Pereira, da deputada estadual Rita de Cássia Passos e do vereador Vinícius Saudino de Moraes, representando a Câmara Municipal.  

Time de futsal feminino durante 10º Festival Esportivo entre Estudantes do Campus Salto