O CIDADÃO RJ

São José avança como referência na educação em 2024

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida

Nos últimos anos, a Educação em São José dos Campos deu um salto para o futuro. A Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável também é Educadora.

A recertificação do selo pela AICE (Associação Internacional das Cidades Educadoras), em 2024, reforça a identidade e o compromisso do município com o ensino público de qualidade.

São cerca de 80 mil alunos atendidos diariamente em 180 escolas, desde a Educação Infantil, que recebe joseenses ainda nos primeiros meses de vida e garante fila de creche zerada, passando por todo o Ensino Fundamental, até a EJA (Educação de Jovens e Adultos), transformando histórias e abrindo novas oportunidades para quem mais precisa.

Com o maior orçamento do município, superior a R$1 bilhão em 2024, a Prefeitura investe em ações e projetos que inspiram o país.

Educação 5.0

Por meio do programa Educação 5.0 da rede de ensino municipal, a educação pública se atualiza e acompanha o desenvolvimento da sociedade, com as tecnologias e novidades que preparam a nova geração para o futuro.

Em 2024, 13 unidades receberam o selo, ultrapassando a marca de 30 certificações. Com as escolas municipais aprimoradas, o acesso a um aprendizado de qualidade foi ampliado por toda cidade, permitindo que mais crianças e jovens se desenvolvam no âmbito estudantil.

Milhares de alunos são beneficiados pela iniciativa, que visa consolidar a transformação digital com um novo modelo educacional, em que a escola passa a dispor de ambientes dinâmicos, colaborativos e interativos.

Além da infraestrutura, os investimentos proporcionam aos estudantes atividades que desenvolvem habilidades e competências socioemocionais, com ferramentas e materiais didáticos inovadores, e muito mais.


Emefi Profª Rosa Tomita foi a última certificada este ano | Foto: PMSJC

Obras e melhorias

Por toda a cidade as melhorias nas escolas são notáveis, com obras de revitalização e ampliação, além da construção de novas unidades.

Localizada no Jardim Vale do Sol, região sul da cidade, a Emei Torataro Takitani foi completamente modernizada em 2024, com novo padrão arquitetônico e áreas recreativas proporcionando um ambiente lúdico e mais confortável para o aprendizado.

Na região norte, a população do Altos da Vila Paiva ganhou uma nova escola: o Cedin Maria de Fatima Silverio Neri, que tem capacidade para atender 370 crianças.


Com área de 2,4 mil metros quadrados, o projeto aplicou conceitos modernos em construções escolares | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Reconhecimentos

A cidade venceu o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) na categoria Empreendedorismo na Escola este ano. O prêmio reconhece os investimentos feitos pela gestão pública na iniciativa São José + Empreendedora, que envolve mais de 54 mil alunos.

Na rede de ensino municipal, a Educação Empreendedora está presente desde a Educação Infantil, com a Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, e se estende por todo o Ensino Fundamental no JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, em parceria com o Sebrae.

Também em 2024, São José marcou presença na Bett Brasil, considerado o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina, se destacou em fluência leitora, recebeu selo de ouro na alfabetização e alcançou a 5ª colocação no ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) 2023.

Estas conquistas só foram alcançadas graças ao empenho e dedicação dos mais de 6 mil profissionais envolvidos em todos os setores da educação, que trabalham com excelência e afeto na formação de cidadãos íntegros e preparados para colaborar com a São José dos Campos de hoje e de amanhã.


Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) foi entregue em abril | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Contratação e valorização

Ao longo do ano, a Prefeitura convocou 120 agentes educadores e 128 professores aprovados em concurso público. Antes de irem para as salas de aula, todos os recém-efetivados passam por formação preparatória para exercício da função na Escola de Formação do Educador (EFE).

Desde 2017, a Prefeitura efetivou mais de 3.200 servidores para a Secretaria de Educação e Cidadania entre professores P1 e P2, agentes educadores e assistentes de gestão.


Primeira turma de novos professores convocados em formação na EFE | Foto: PMSJC

Oportunidades

Segundo dados preliminares do Censo Escolar 2024, a rede de ensino municipal chegou a 20.046 alunos matriculados em tempo integral nas escolas.

Da creche ao 9° ano, o ensino em tempo integral promove o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, e no Ensino Fundamental conta com atividades sociais, artísticas, culturais, de esporte e tecnologia, visando uma formação mais completa dos estudantes.

Dentre as propostas extracurriculares, eles participam ainda de atendimentos especializados, apoio pedagógico e além das oficinas presenciais, são ofertados conteúdos remotos por meio da Plei (Plataforma de Educação Integral) e os cursos on-line do Prepara, que podem ser acessados de casa.


Oficinas maker e de robótica movimentam as escolas no contraturno | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Destaque nas avaliações

Em 2024, as escolas da rede municipal de São José dos Campos se destacaram no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e também no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), onde obtiveram o melhor resultado entre as 9 maiores cidades do Estado de São Paulo.

São José conseguiu a nota 6,8 nos anos iniciais e 5,8 nos anos finais do ensino fundamental, ficando à frente das cidades paulistas com população superior a 500 mil habitantes, dos municípios da Região Metropolitana do Vale e acima das médias gerais do país e do estado.

Quando comparada com outras cidades brasileiras do mesmo porte, São José também aparece entre as primeiras colocadas, ocupando a terceira posição nos anos iniciais e o segundo lugar nos finais.

Os resultados refletem iniciativas feitos pela Prefeitura na rede, como o Programa Recupera, que visa intensificar as ações pedagógicas e minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem, com materiais e jogos didáticos para alunos.

Aulas do Recupera acontecem com turma reduzida para melhor aproveitamento dos estudantes | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Leia mais histórias de 2024:

Playground inclusivo anima brincadeiras em escola na zona sul

Encantada comemora 1 ano com exposição feita por alunos

Psicólogos e assistentes sociais transformam vidas nas escolas

EJA leva turmas ao cinema e emociona alunos

Desenhos de alunos ilustram caminhões da coleta de lixo


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Sair da versão mobile