Retrospectiva 2024 – Secretaria da Comunicação de Santa Catarina garante crescimento histórico na divulgação de ações de governo

A Secretaria de Estado da Comunicação fechou 2024 com muito o que comemorar. O fruto do trabalho da equipe liderada pelo secretário João Paulo Gomes Vieira e pela secretária adjunta, Gabriela Mager, pode ser visto no conteúdo digital das redes sociais, nos conteúdos jornalísticos com alcance em tvs, rádios, portais e jornais de todo o estado, além da divulgação por intermédio de campanhas publicitárias.

Com relação ao conteúdo digital, os números das redes sociais foram positivos. No comparativo acumulado de 2023 e 2024 das redes Instagram, TikTok, Facebook, Youtube, X, Linkedin e Whatsapp o crescimento é evidente.

Os seguidores subiram de 840 mil para 1,1 milhão; as curtidas saltaram de 602 mil para 1,09 milhão; os comentários passaram de 25,7 mil para 50,3 mil; os posts chegaram a 4.310 em contrapartida aos 3.964 do período anterior. Além disso, o segmento também cresceu em interações, engajamento e alcance. E em meio a esse crescimento, um recorde: um único post recebeu 306 mil curtidas e 6,6 milhões de visualizações.
Hoje o perfil do Governo de Santa Catarina no whatsapp figura entre os três maiores do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Goiás.

Contribuíram para os números positivos as franquias de conteúdo criadas para levar a informação. O Minuto SC, o Mundo SC, o Você Sabia?, a WebSerra e o Gov Repórter são alguns dos produtos criados pela equipe.

A Secom também criou um Guia das Redes Sociais para uso das secretarias do governo. Além disso, a pasta fortaleceu os canais de divulgação diretos com jornalistas (600 veículos) e radialistas (500 representantes de rádios.
O conteúdo jornalístico produzido pela Secretaria da Comunicação rompeu as fronteiras do estado e alcançou os veículos nacionais. O aumento foi de mais de 300% no conteúdo em jornais, revistas, portais e demais veículos de comunicação do Brasil.

Para todo esse alcance regional e nacional, os jornalistas da secretaria produziram mais de 10.100 releases (matérias jornalísticas) e cerca de 4600 sonoras (entrevistas gravadas em áudio e vídeo).
Em outra frente os profissionais da Secom produziram o Programa de Media Training pela primeira vez na história da gestão estadual. O trabalho busca a preparação das assessorias e o treinamento de secretários e chefes de autarquias para entrevistas aos veículos de comunicação.
“”Foi um ano de crescimento, fruto de muito trabalho de uma equipe qualificada. A gente busca seguir a determinação do governador Jorginho Mello de dar transparência a todas as ações de governo. E como o governo realiza muito, a Secom trabalha bastante também. Então, o digital se destacou com as redes sociais, com mais de 250% de crescimento em relação a 2023, o conteúdo jornalístico está cada vez mais forte e a nossa divulgação publicitária chega a muito mais pessoas. Também passamos a distribuir informações mais segmentadas, dando mais ênfase ao que acontece em cada região do Estado. A secretaria busca estar sempre atualizada em termos de novidades tecnológicas para estarmos presentes em todos os espaços e chegando a todos os públicos com conteúdo e informações que permitam aos catarinenses conhecer e fiscalizar as ações do governo”, explica o secretário João Paulo, lembrando que em sua gestão houve uma reestruturação da equipe com a chegada de profissionais de análise de dados e acompanhamento de tendências.

Vale ressaltar também que em 20024 a Secom ganhou o maior prêmio da publicidade brasileira, o Profissionais do Ano, com a campanha O Estado Mais Seguro do Brasil.

DIVULGAÇÃO

Outro braço da Secom é a Divulgação, que trabalha com a publicidade oficial. A atual gestão já produziu 101 campanhas entre as de publicidade e as do convênio firmado com a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Tv (Acaert). Desse total, 29 campanhas tiveram mais de 302 milhões de impressões e views contratados.

A divulgação também estreou ações de destaque para promover o turismo catarinense, com o Estação Inverno. Foram utilizados influenciadores do segmento, merchandising no Programa Pânico, além de ações nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo e de Florianópolis.

E o nome de Santa Catarina também cruzou o oceano e chegou a Lisboa, em Portugal. O Aeroporto da cidade europeia recebeu ação de divulgação sobre as belezas e potenciais catarinenses.

BRANDING

Designers e editores da Secom também se debruçaram sobre o Manual de Marca do governo, com ajustes e complementações de aplicações da marca necessárias à sua visualização.

Além disso, o núcleo de criação foi responsável pelo redesign das marcas de órgãos e pela confecção de marcas e apresentações dos novos programas de governo lançados.

“Importante destacar que o branding, ou Gestão de Marca, é uma área estratégica da comunicação e que se fundamenta em metodologia e ferramentas de gestão para a valorização da marca do governo visando a maior satisfação da sociedade. Todas as pontas de contato do governo com seus cidadãos precisam ser gerenciadas. É a primeira vez que a SECOM tem em sua equipe um núcleo de design com este propósito“, afirma a secretária adjunta, Gabriela Mager, que também explica sobre a implementação do gerenciamento do trabalho da equipe SECOM, visando a melhor interação entre as áreas de divulgação, conteúdo jornalístico, conteúdo digital, fotografia, vídeo e design:

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