As atividades de coleta das espigas ocorreram neste mês de janeiro, com visitas a 27 propriedades em Pinhalzinho, Saudades, Palmitos e Caxambu do Sul.
Foram realizadas avaliações sobre a qualidade e a produtividade das lavouras de milho. A metodologia utilizada para este trabalho de campo foi desenvolvida por pesquisadores e técnicos da Epagri.
As visitas foram realizadas por integrantes da Epagri, Sicoob, Cooperitaipu, Cooperalfa, Cooper A1 e estudantes de agronomia da Unoesc, de Xanxerê.
Os próximos municípios a serem visitados são Chapecó, Quilombo, São Lourenço do Oeste, Abelardo Luz, Xanxerê, Campo Erê, Passos Maia, Faxinal dos Guedes e Ouro Verde.
Haroldo Tavares Elias, analista de socioeconomia da Epagri, percorreu 16 lavouras em Palmitos e Caxambu nesta primeira etapa do Giro da Safra. Ele fala do projeto e do acompanhamento da safra:
SONORA
O projeto culmina com dois eventos, em Chapecó, dia 28, e em Xanxerê, dia 29 de janeiro, para produtores e autoridades regionais convidadas, para apresentação dos resultados das coletas e jantar festivo.
Em Chapecó, será na Associação de Funcionários da Credialfa. Em Xanxerê, no Centro de Eventos do Sicoob Credimoc.