Prefeitura de João Pessoa chega a quase 1,5 milhão de refeições distribuídas em 2024

Durante o ano de 2024, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), distribuiu quase 1,5 milhão de refeições nos equipamentos que trabalham a política pública de segurança alimentar no Município, por meio dos Restaurantes Populares do Varadouro e Mangabeira e das seis Cozinhas Comunitárias nas comunidades.

As Cozinhas Comunitárias atendem um público formado por famílias em vulnerabilidade social e que recebem almoço e jantar de forma gratuita. Cada cozinha tem capacidade de fornecer 600 refeições por dia. Em 2024 foram distribuídas 737.659 refeições nas unidades do Bairro dos Novais, Gervásio Maia, Taipa, Timbó, Bela Vista e Jardim Veneza. As cozinhas também são espaços para interação entre as famílias e oportunidade de novos caminhos, com a realização de cursos, oficinas e ações de serviço às comunidades atendidas.

Maria Santana é uma das moradoras da comunidade do Taipa e frequenta a Cozinha Comunitária instalada no local desde a inauguração, usufruindo também da recente reforma que foi realizada no equipamento. “Tenho também minha sobrinha e meu primo que comem aqui e ainda ajudo na horta que estamos fazendo no terreno. A comida aqui é muito boa, um ótimo atendimento, com tudo organizado e ainda no ar-condicionado que veio com a reforma. Gosto de tudo aqui”, completou.

A Prefeitura de João Pessoa está ampliando o número de Cozinhas Comunitárias, com a construção de mais três equipamentos nos bairros de Mandacaru, Cruz das Armas e Alto do Mateus.

Restaurantes populares – Os dois Restaurantes Populares distribuíram 683.777 refeições pelo valor simbólico de R$1,00. É oferecido para população um cardápio variado, com proteínas, verduras, legumes e as refeições servidas têm seu valor nutricional calculado com base no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e com o valor calórico da refeição um pouco maior do que o recomendado diariamente.

A aposentada Fátima Matias vem todos os dias do Valentina para almoçar no Restaurante Popular de Mangabeira e destaca que o momento da refeição é uma oportunidade de encontrar as amizades feitas nesse período. “Minhas filhas têm até um certo ciúme, mas prefiro vir pra cá. Encontro os amigos, divido a mesa com eles. A comida é gostosa, saudável, coloco as conversas em dia, aqui tem bons funcionários e todos são maravilhosos”, ressaltou.

Quem também almoça no restaurante é Francisco Domingos, que frequenta o local a três anos, dividindo a amizade e a mesa com Fátima. “Moro sozinho e aqui almoço com outras pessoas, fiz amizade, é muito bom o atendimento e a comida. Dá pra economizar bastante também”, completou.