Atividade buscou promover reflexões críticas sobre a escravidão e o impacto histórico na região
No dia 12 de fevereiro de 2025, 37 alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Administração do Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Itaperuna participaram de uma aula de campo nas ruínas do Engenho Central e na comunidade quilombola de Machadinha, localizadas no município de Quissamã, Norte Fluminense. A visita foi acompanhada por professores das disciplinas de História, Biologia, Química e Geografia, com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre a história do trabalho compulsório na região.
Experiência imersiva e aprendizado histórico
Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um território historicamente marcado pela exploração da mão de obra afrodescendente, desde o período escravocrata até formas mais recentes de trabalho análogo à escravidão. Segundo o professor Rogério Ribeiro, responsável pela iniciativa, a aula de campo permitiu uma reflexão crítica sobre o impacto dessas práticas na sociedade e sobre as formas de resistência protagonizadas pelas comunidades quilombolas.
“Além de entender a trajetória do Engenho Central e da Fazenda Machadinha, os alunos puderam conhecer a luta da comunidade quilombola como símbolo de resistência à violência da escravidão”, destacou o professor.
Interdisciplinaridade e conexão com a realidade local
A atividade contou com a presença dos professores Bruno de Castro Jardim (Biologia), Felipe da Silva Machado (Geografia) e Noelia Mayer da Costa (Química), que contribuíram para enriquecer as discussões a partir de diferentes perspectivas acadêmicas.
Outro ponto relevante da visita foi o estabelecimento de um paralelo entre a realidade de Quissamã e a do Noroeste Fluminense, região de origem dos alunos. Segundo os educadores, esse exercício permitiu aos estudantes identificar semelhanças entre os territórios, compreendendo como a presença afrodescendente e as formas de resistência ainda influenciam o contexto social e econômico local.
Impacto da aula de campo na formação dos alunos
Para os estudantes, a experiência prática representou uma forma diferenciada e aprofundada de aprendizado. Além de complementarem os conteúdos vistos em sala de aula, eles puderam vivenciar a história diretamente nos locais onde os acontecimentos se desenrolaram, fortalecendo o senso crítico e o entendimento sobre a importância da preservação cultural e da memória afro-brasileira.
A iniciativa do IFF Itaperuna reforça o compromisso da instituição em oferecer um ensino de qualidade, pautado no pensamento crítico e na valorização da história e da diversidade cultural.