Com objetivo de difundir informações sobre a tuberculose e dar visibilidade ao trabalho realizado no município, para eliminar a doença que é considerada um problema de saúde pública, a Secretaria Executiva de Saúde por meio do Programa de Pneumonia Sanitária – Tuberculose, realiza no dia 17, a partir das 9h, no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, uma ação para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24).
A coordenadora do Programa de Pneumonia Sanitária –Tuberculose, vinculada à Gerência de Vigilância em Saúde, Grazielli Valente de Jesus, explica que a transmissão ocorre por meio das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse. “É fundamental lembrar que a tuberculose tem cura e deve ser acompanhada de perto assim que surgirem os sintomas. O acompanhamento do paciente pela equipe de saúde é uma estratégia para identificar as fontes de infecção e descontinuar a transmissão da doença na rede de contatos do paciente”, reforçou.
Tuberculose
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é lembrado em 24 de março, data em que em 1882 o médico Robert Koch anunciou a descoberta do bacilo causador da doença.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos. O objetivo do Dia Mundial de Combate à Tuberculose é conscientizar a população sobre as consequências da tuberculose.
A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch, uma bactéria que acomete os pulmões na grande maioria das vezes e pode resultar em doença avançada, levando, inclusive, ao óbito.
Prevenção e Tratamento
Vacinar-se com a BCG, especialmente crianças menores de cinco anos, manter ambientes bem ventilados, limpos e com sol e adotar hábitos saudáveis.
Fazer o diagnóstico precoce, seguir o tratamento prescrito, que é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Sintomas
Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração; febre baixa geralmente no período da tarde; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado ou rouquidão.
O Centro de Controle da Tuberculose funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Visconde de Quissamã, 787, no Centro.