Serviços

Vigilância Ambiental segue com ações de controle do Aedes – Notícias de Itaperuna e Região – ITAPERUNA ONLINE NOTÍCIAS

A Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Macaé segue com ações de combate e controle do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta semana, o trabalho foi intensificado na Região Serrana, em Serra da Cruz e Córrego do Ouro. Entre os dias 31 de março e 4 de abril, os agentes continuarão atuando em cinco localidades. O trabalho de vistoria nas residências, comércios, prédios públicos e terrenos seguem nesta sexta-feira (27) em Córrego do Ouro. Os 10 agentes de endemias estão realizando ações de bloqueio com aplicação de larvicida, eliminação de criadouros e recolhimento de amostras de larvas, além de orientações de possíveis zoonoses como caramujos africanos, roedores e Oropouche. De acordo com o supervisor geral da Gerência de Vigilância Ambiental, Marcelino Rocha, será realizado um mapeamento das áreas nesta localidade para saber a incidência do mosquito.
Nesta quarta-feira (26), os agentes percorreram as ruas da localidade de Serra da Cruz. Na ocasião foram vistoriados 148 imóveis, sendo seis com focos. Do total, 11 foram tratados com larvicida. Uma dificuldade encontrada pelos agentes nas localidades foram os imóveis fechados, um total de 22. O gestor da Vigilância Ambiental, Julinho Antunes, ressalta que a situação dificulta o trabalho dos agentes de combate a endemias, que desempenham um papel fundamental na identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Ainda na programação da semana tem o serviço de pulverização com o carro fumacê, nesta quinta-feira (27), às 18h, em Córrego do Ouro, e na sexta-feira (28), no mesmo horário, nas localidades de Óleo e Glicério.
Na área urbana, os agentes prosseguem com o trabalho nos bairros Jardim Carioca 2, na quinta (27), e Águas Maravilhosas, na sexta (28).

Agenda
Na próxima semana, a equipe da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde continua com suas atividades, na Região Serrana, entre os dias 31 de março e 4 de abril: segunda-feira (31), em Madre Silva; terça-feira (1º), Trapiche; quarta-feira (2), Glicério; quinta-feira (3), Crubixas; e sexta-feira (4), Frade.

Cuidados
Para eliminar o Aedes aegypti, é importante manter a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados, guardar pneus em locais cobertos, limpar bem as calhas de casa, colocar areia nos pratos de vasos de planta, fechar bem os sacos de lixo e não acumular entulhos e sucatas.
As solicitações e denúncias podem ser feitas com a Gerência de Vigilância Ambiental que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail [email protected] ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.