As fortes chuvas que ocorreram na noite de sexta-feira (4) e madrugada deste sábado (5) não causaram grandes transtornos à população em Macaé. Quatro mega bombas capazes de drenar 22 mil litros de água por segundo atuaram para o escoamento da água e a Secretaria de Defesa Civil registrou três ocorrências: todas de quedas de árvores.
Outros órgãos municipais, como os Serviços Públicos e a Mobilidade Urbana, garantiram que os impactos da chuva fossem minimizados, permitindo que a cidade seguisse sem grandes interrupções.
Ao meio-dia, são registrados pontos de alagamento no Novo Horizonte; Centro; Glória; Campo D’oeste; Riviera Fluminense e São Marcos.
As quedas de árvores foram na Praça Veríssimo de Melo, no Centro; na entrada do Horto, na RJ-168, e na RJ-162, entre Frade e Glicério. A queda de uma árvore na RJ-162 chegou a deixar a via em meia pista, mas a remoção foi realizada rapidamente, sem grandes impactos no fluxo de veículos.
A Defesa Civil se mantém atenta à possibilidade de novos eventos adversos e reforçou o monitoramento das áreas de risco.
Defesa Civil de Macaé mantém alerta de chuvas e ventos
A Defesa Civil de Macaé atualizou, na manhã deste sábado (5), o estágio operacional da cidade para grande perigo devido ao alerta de eventos meteorológicos severos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão do tempo para este sábado é de chuva superior a 60 mm/h podendo ser superior a 100 mm/dia.
De acordo com os dados pluviométricos divulgados às 8h, a região do Lagomar foi a mais afetada, com um volume acumulado de 127,7 mm de chuva nas últimas 24 horas. Outras localidades, como Lagoa (106,1 mm), Colégio Castelo (102 mm) e Colégio Zelita Rocha (95,8 mm), também registraram índices elevados.
A Defesa Civil orienta que, em situações de risco, os moradores busquem imediatamente um local seguro. Os canais de atendimento estão disponíveis 24 horas por dia:
– Defesa Civil: 199 | (22) 2762-0600 | WhatsApp: (22) 99103-4275
– Corpo de Bombeiros: 193 | (22) 2796-0047