O mutirão para realização e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) teve um saldo positivo. A ação realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária de 1º de abril até a sexta-feira (4), atendeu mil pessoas, na Praça Washington Luiz.
De acordo com o secretário da pasta, Daniel Raony, o mutirão atingiu a meta e caso a pessoa não tenha conseguido realizar o cadastro, o atendimento continua a ser realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), mais perto da sua residência.
“O mutirão superou as nossas expectativas e gostaria de agradecer a parceria das Secretarias de Administração, Ciência e Tecnologia, Ordem Pública e Comunicação”, disse.
Ele acrescentou ainda que só não haverá atualização e realização no CadÚnico, na sexta-feira (11), quando o sistema estará inoperante.
“Para quem deseja fazer a carteira do Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), basta ir até a sede da secretaria que fica no Hotel de Deus, das 9h às 17h”, acrescentou.
Ele disse ainda que serão realizados futuramente outros mutirões, no entanto, a data está sendo estudada pela equipe.
Os documentos necessários para o CadÚnico são: CPF de todos os membros da família, RG, Título de Eleitor, comprovante de residência, de renda, declaração escolar e carteira de trabalho. Para CIPTEA, é preciso levar a cópia do RG ou certidão de nascimento, CPF, laudo médico de neuro ou psiquiatra (atestando o diagnóstico com CID), comprovante de residência e documento do responsável (em caso de menor) e uma foto 3×4.
Os principais programas que utilizam o Cadastro Único são: Bolsa Família; Tarifa Social de Energia Elétrica; Isenção de Taxas em Concursos Públicos; ID Jovem; Carteira do Idoso e Minha Casa Minha Vida.
O Hotel de Deus fica na Avenida Lacerda Agostinho, 477, Virgem Santa.