A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) divulgou, nesta segunda-feira (7), o resultado final dos candidatos que concorrem as vagas de alfabetizadores populares voluntários e tradutores-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Ministério da Educação (MEC). Confira o resultado acessando o link.
A partir desta terça-feira (8), até o dia 15 de abril, os candidatos aptos a formarem suas turmas (exceto intérpretes de libras) devem comparecer a Divisão de Educação de Jovens e Adultos, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, das 8h às 12h, para entrega dos cadastros.
Formação – De acordo com a coordenação do PBA/Divisão de Jovens e Adultos (DEJA), os selecionados farão a formação inicial nos dias 23 e 24 de abril, nos turnos manhã e tarde, na Escola de Formação dos Professores (antigo Cecapro), na Avenida Beira Rio.
O calendário de formação continuada será comunicado durante a formação inicial dos selecionados, considerando o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo.
O alfabetizador com uma turma ativa e em efetivo exercício e os tradutores-intérpretes de Libras receberão uma bolsa no valor de R$ 1.200, que será paga pelo Governo Federal.
Alfabetizador – Uma das atribuições do alfabetizador popular voluntário é localizar, mobilizar, identificar e cadastrar, no mínimo, 15 jovens, a partir dos 15 anos, adultos e idosos, não alfabetizados, que não tenham o domínio da leitura, da escrita e do letramento matemático para ingresso e constituição de turmas de alfabetização.