Serviços

Selo ABC 2025 é apresentado a representantes de entidades comerciais – Notícias de Itaperuna e Região – ITAPERUNA ONLINE NOTÍCIAS

Pioneira no estado do Rio de Janeiro na categorização de qualidade da higiene a estabelecimentos ligados ao ramo da alimentação, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa), apresentou nesta terça-feira (09), o Selo ABC 2025 para representantes de entidades comerciais inscritos para certificação de seus estabelecimentos. O evento foi realizado no auditório da Universidade Estácio de Sá.
Durante a solenidade, o Secretário de Saúde, Lucas Dias ressaltou que o Selo de Qualidade da Higiene ABC tem como objetivo reconhecer e valorizar os estabelecimentos que investem em segurança e qualidade para os consumidores. “Essa ação mostra como será a avaliação dos estabelecimentos e como transformar essas orientações em boas práticas e que todos consigam o seu selo de qualidade. Esta é uma iniciativa pioneira e este é o terceiro ano consecutivo dessa avaliação. É importante reforçar que a coordenadoria sempre irá orientar não só para que vocês possam ter suas licenças, mas também esse manual de boas práticas, pois ganha a empresa e a população com serviços de qualidade”, frisou.
Nesta edição de 2025 do Selo de Qualidade da Higiene ABC, o município teve 35 estabelecimentos inscritos. A adesão à categorização dos serviços de alimentação é efetuada mediante assinatura do termo de adesão, que representa o compromisso de participar do primeiro e do segundo ciclos de inspeções realizados pela autoridade sanitária e de expor o selo A, B ou C da Categorização em local visível ao público.
A coordenadora da Covisa, Camila Almeida da Silva Sales, frisou que a iniciativa agrega a questão da educação sanitária, e consequentemente a saúde pública. “Acreditamos na educação sanitária e a cada ano o número de estabelecimentos inscritos vem aumentando. E essa inspeção colabora para que os estabelecimentos se organizem nas boas práticas sanitárias, o que é muito bom para ele e para o consumidor que saberá a qualidade do alimento que vai consumir”, disse.
Presente ao evento, a nutricionista da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro, Jacqueline Hosken, falou do pioneirismo de Macaé e que o município está de parabéns por ter dado continuidade ao trabalho. “Esse foi um projeto que começou no país para a Copa do Mundo de 2014, mas depois foi encerrado. Foi instrumento validado por vários técnicos da área de vigilância sanitária do Brasil todo, que concentrou o olhar no risco sanitário para doenças que são transmitidas por água e alimentos. O estado apoia nessa vinda aqui para falar sobre categorização, boas práticas, e Macaé já tem 48 estabelecimento categorizados”, pontuou.
Ela ressalta que o empresário recebe o mesmo instrumento de avaliação que a vigilância sanitária faz a inspeção, para que possa fazer sua autoavaliação. “A vigilância vai com o intuito educativo, explica como deve ser feito todo processo, capacita os profissionais em boas práticas e depois retorna para avaliação e assim, confere o selo de acordo com a pontuação do estabelecimento”, disse, acrescentando que essa também é uma forma do empresário demonstrar para o público o investimento que ele faz em qualidade e o consumidor por sua vez, escolhe o estabelecimento sabendo da qualidade do produto servido, já que muitas vezes não tem acesso a área de produção dos alimentos.
O fiscal da Covisa, Bruno Paes, ressaltou a parceria da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária com as Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Estácio de Sá, através do curso de nutrição, onde os alunos irão participar das inspeções aos estabelecimentos. “A partir da próxima semana iniciaremos as inspeções aos estabelecimentos inscritos , verificando as condições de produção, acondicionamento, controle de estoque, prazo de validade, entre outros. Caso o estabelecimento não se enquadre em alguma norma, o mesmo terá um prazo e será feita uma nova verificação para que possamos conceder o selo”.
A nutricionista da Covisa e responsável pelo projeto, Meire Gervásio, acrescentou que este ano além do aumento da adesão, também participaram estabelecimentos localizados em diferentes bairros do município, ao contrário de outros anos onde a maioria estava localizada na área central e da orla.
Também participaram do evento a representante da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro, Jussara Salgado; a professora do curso de nutrição da UFRJ, Ingrid Annes; e a coordenadora do curso de nutrição da Estácio de Sá, Gabriela Barcellos.

Selo ABC
O selo de qualidade da higiene tem as classificações A (cinco estrelas), B (quatro estrelas) e C (três estrelas) e faz parte do Programa Alimento Seguro implementado pelo município.
A categorização dos serviços de alimentação é um serviço contínuo. As condições e requisitos para participação estão estabelecidos na Resolução nº 008 de 20 de outubro de 2023 da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária de Macaé.
A sede da Coordenadoria está localizada à Rua José de Aguiar Franco, 2150, Costa do Sol.