A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Macaé promove na segunda-feira (28) mais uma edição do Café Literário, desta vez com a escritora e professora Gabriela Oliveira. O local escolhido foi o Solar dos Mellos, localizado na Rua Conde de Araruama, 248, Centro. O Café Literário é uma programação mensal.
“O Café Literário tem se consolidado como uma plataforma de valorização da literatura e de encontros transformadores. Ao abordar um tema tão atual, o evento da próxima segunda-feira reforça nosso compromisso com uma cultura que educa, acolhe e inspira”, afirmou a secretária de Cultura de Macaé, Waleska Freire.
Gabriela Oliveira vai esmiuçar o seu livro infantil “A Turma do Dino: Aprendendo a Comunicar sem Ferir”, que leva os leitores a uma aventura na escola dos dinossauros. Na Terra dos Dinossauros, a Turma do Dino é conhecida não apenas por suas travessuras, mas também por suas lições de vida.
Segundo a sinopse do livro, quando os dinossauros começam a perceber o impacto de suas palavras nas emoções dos outros, eles se unem para aprender sobre a importância da comunicação gentil e não violenta.
“Guiados pela sábia professora Sra. Triceratops, os dinossauros embarcam em uma jornada de autoconhecimento e compreensão mútua. Com personagens adoráveis e uma história envolvente, este livro é mais do que uma simples aventura – é uma ferramenta educativa que ensina às crianças sobre empatia, respeito e o poder das palavras para curar ou ferir”, explicou a escritora.
Repleto de ilustrações vibrantes e mensagens positivas, “A Turma do Dino” é um livro que pais e educadores podem trabalhar junto com crianças para o aprendizado sobre a importância da comunicação amorosa e compassiva.
Gabriela Oliveira também é professora da Educação para Jovens e Adultos
Gabriela Oliveira tem uma atuação ampla e significativa no município de Macaé, contribuindo para a educação, cultura e formação profissional. Professora da EJA na Escola Municipal Paulo Freire, também atua na rede estadual como professora formadora no Polo de Formação do CIEP 393, na Aroeira.
Na área cultural, é presidente do grupo Escritores Prata da Casa, que reúne escritores de Macaé e Região, e integra a comissão provisória de revitalização da Academia Macaense de Letras. Além disso, ministra cursos de formação pela Prefeitura, por meio do Centro de Formação Carolina Garcia, e realiza palestras motivacionais e contação de histórias em escolas.
O grupo Escritores Prata da Casa tem como objetivo transformar a paixão pela escrita em uma comunidade vibrante que inspira a leitura, promove a criatividade e celebra a cultura literária local.