Corrida solidária contra a poliomielite chega à reta final com etapa em Tubarão neste domingo

A primeira edição do Circuito de Corridas Juntos Contra a Pólio chega à sua última etapa neste domingo, 27, em Tubarão. A iniciativa, promovida pelo Rotary Club com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a poliomielite — doença que, embora erradicada no Brasil, ainda não foi eliminada globalmente.

O evento no município terá provas em três modalidades de distância: 5 km, 10 km ou 3km (para caminhada), além de uma corrida para crianças. As inscrições estão disponíveis no site da organizadora On Sports: http://www.onsportsoficial.com.br .

“Um dos principais projetos do Rotary Internacional é a erradicação da poliomielite, uma causa abraçada há décadas. O Distrito 4652 não poderia deixar de fazer um evento que pudesse impactar muitas pessoas. Assim, lançamos o Circuito de Corridas Juntos Contra a Pólio, também alinhado com a Semana Mundial de Imunização”, afirma Janine Koenig Lima, presidente da Subcomissão da Pólio do Distrito.

“No Brasil, nosso desafio é alcançar 95% de cobertura vacinal, condição essencial para eliminar de vez a paralisia infantil. Acreditamos que toda essa movimentação trará mais conscientização e nos ajudará a atingir essa meta”, acrescenta.

A ação do Rotary Club Distrito 4652 aposta no esporte como ferramenta de mobilização social, promovendo a união em torno de uma causa de saúde pública e bem-estar coletivo. Antes de Tubarão, a iniciativa passou por Blumenau e Florianópolis.

Abril foi o mês escolhido para o circuito por abrigar a Semana Mundial de Imunização, de 24 a 30. Além da conscientização, a corrida também visa arrecadar fundos para a meta distrital do Rotary Club, contribuindo com a campanha global End Polio Now.

Sobre a poliomielite

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus. A enfermidade pode atingir crianças e adultos, e em casos graves, provocar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

Mais informações:
Victória Lopes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Nos siga no Instagram @‌saude.sc